Acontece no UNASP

UNASP realiza I Encontro de Capacitação Pedagógica

O evento foi realizado com intuito de trabalharem temáticas da prática pedagógica no âmbito escolar, como planejamento, metodologia, disciplina, avaliação e conteúdos curriculares.

Texto: Thaís Fowler

Gestores das três unidades do Colégio UNASP participaram do I Encontro de Capacitação Pedagógica para Educação Básica Tricamp, nesta segunda (09) e terça-feira (10). O evento reuniu cerca de 40 colaboradores, entre diretores gerais e acadêmicos, coordenadores, orientadores, secretárias e capelães dos Colégios UNASP Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo.

Com o objetivo de alinhar processos administrativos, pedagógicos e educacionais foram abordados diversos temas, como: filosofia Adventista, serviço, liderança, educação inclusiva, planejamento por competências e habilidades, elaboração de planejamento e estruturação do calendário anual. Atividades de recreação e entrosamento entre as equipes, também foram realizadas durantes os dois dias.

“Todo esse trabalho é com o objetivo de ter uma Educação de qualidade na transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, e também, contribuir para uma formação que vai além do ensino”, afirma a professora Luciane Ferro, coordenadora pedagógica Tricamp.

Segundo o professor Henrique, vice-reitor da Educação Básica do UNASP, as semanas de capacitação eram feitas de maneira individual em cada unidade escolar e neste ano foi realizada o primeiro encontro de capacitação pedagógica Tricamp. “O nosso principal objetivo é fazer com que a Educação Básica do UNASP tenha um alinhamento pedagógico com ações e estratégias para todas as unidades, desenvolvendo os mesmos programas, tendo um único alinhamento”, compartilha.

As palestras foram ministradas pelos professores, Franciellen Mendes, desenvolvedora de capacitações e mentorias na área da linguagem, com foco em competências, habilidades e descritores, atendendo mais de 80 escolas no Brasil em simulados para o Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB). Michel Douglas Pacchiega, Mestre na área de educação, psicólogo e Orientador Educacional do Departamento de Educação na Associação Paulista Oeste, autor didático do Projeto de Vida, para o Ensino Médio, pela Casa Publicadora Brasileira. Eliane Pereira, Doutora e Mestre pelo Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, coordenadora Pedagógica da União Central Brasileira responsável pela Educação Inclusiva. Cláudia Seixas Teixeira, autora de diversas publicações, entre elas livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e consultora pedagógica de importantes instituições de ensino, atuando na Educação Básica e Ensino Superior.

Também estiveram presentes, compartilhando conhecimento com os professores, Dr. Martin Kühn, Reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo. E o pastor Antonio Marcos Alves, líder da Educação Adventista para a América do Sul.

Colégio UNASP é Educação Adventista

Com mais de 500 unidades no país e milhares espalhadas pelo mundo, incluindo 7 instituições de Ensino Superior no Brasil, a Educação Adventista é referência em ensino consolidado. Com experiência educacional tradicional, inovadora e centenária, o UNASP oferece vivências e valores que acompanharão o aluno durante a vida toda.

“Nosso desejo é servir a Educação Adventista da melhor maneira possível. Somos uma escola cristã que acredita nos princípios e valores pautados na bíblia. E esse encontro foi um momento de alinhar as propostas e os sonhos de forma coletiva entre as três unidades”, finaliza o professor Henrique.

Veja mais