Impacto Social

Alunos e colaboradores do UNASP realizam Impacto Esperança em Campinas e Monte Mor

Mais de 1.200 pessoas movimentaram cidades do interior paulista ao entregarem mensagens de esperança e oferecer atendimento nas Feiras Vida e Saúde.

Texto: Natália Goes | Edição: Ana Clara Silveira

A Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul realizou o Impacto Esperança, campanha de distribuição gratuita de literatura, em todo seu território neste sábado, 1° de abril. Alunos, professores e colaboradores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), que pertence à denominação, foram até a cidade de Campinas e Monte Mor no interior paulista para realizar Feiras de Vida e Saúde e compartilhar o livro O Grande Conflito

O projeto, que acontece há 16 anos, tem como objetivo incentivar a leitura e propagar uma mensagem de esperança. A distribuição foi feita em vários pontos das cidades.

Cerca de 1.518 alunos e funcionários saíram dos três campis em 33 ônibus, sendo que quatro ônibus saíram do UNASP campus São Paulo para a distribuição de exemplares e feiras de saúde em Campinas junto com 21 ônibus do UNASP campus de Engenheiro Coelho. 

Já os alunos e funcionários do campus de Hortolândia, foram em 8 ônibus até a cidade de Monte Mor para a distribuição. A obra entregue é uma versão condensada e com linguagem atual escrita por Ellen G. White, considerada uma voz profética pelos adventistas do sétimo dia. 

O reitor da instituição, Martin Kuhn, participou da ação e ressalta como esse livro pode mudar a vida de alguém. “O valor central é você levar um livro para ajudar uma pessoa. Quando você pensa que alguém pode estar vivendo um dia muito difícil e a visita de alguém, a oração de alguém, o livro, a mensagem na vida dessa pessoa pode ter um impacto de mudança total. Esse é o principal objetivo: levar uma mensagem de esperança para as pessoas”, declara.

Além da mudança na vida das pessoas, a mensagem contida no livro é importante para esclarecer alguns acontecimentos, é o que afirma o pastor Sérgio Klein do campus Hortolândia. “O grande conflito se torna cada vez mais necessário, mais evidente, mais eminente para o tempo que a gente vive. Nesse tempo Deus levanta a sua palavra e convida jovens a mostrar e levar essa palavra. Então, a distribuição desse livro é a certeza de que participamos da distribuição da mensagem da palavra de Deus, com tema relevante para o tempo atual, mostrando o destino do mundo e o que vem pela frente”, esclarece. 

Planejamento

Uma ação dessa natureza requer planejamento prévio. Por isso, meses antes do evento, as igrejas do UNASP dos três campi distribuíram os livros aos alunos para prepará-los para o dia da entrega. Ela é feita por uma equipe que reúne diversos setores, como pastoral universitária, área acadêmica e administrativa.

O diretor interno do campus Engenheiro Coelho, Carlos Ferri, conta sobre toda a preparação e sobre o impacto que gera na vida dos alunos e das pessoas que recebem o livro. “Nós já estamos orando há um bom tempo e já estávamos nos preparando. Agora estamos saindo com o espírito transformado e mudado para que levemos a mensagem de esperança. O impacto é duplo. Deus seja louvado por tudo isso”, comemora.

A entrega tem feito diferença tanto na vida das pessoas que recebem, como também na vida das pessoas que entregam. O psicólogo Airton Ferreira participa do projeto há nove anos e sempre busca se envolver.  “Acredito que hoje as pessoas estão muito sensíveis e precisando de algum tipo de acolhimento. O UNASP tem se engajado ano após ano nesse projeto. De 2012 pra cá, participo do projeto sempre que posso. Fico muito feliz porque o ato de você levar esperança para outras pessoas te motiva e impulsiona a ser uma pessoa melhor”, pontua.  

Além disso do Airton, alunos têm tido sua vida transformada através da distribuição do livro, como relata o pastor Sérgio Klein. “Nós vimos, inclusive aqui em Hortolândia, a experiência de uma aluna nossa, que está fazendo faculdade de pedagogia. Ela se converteu lendo o livro, saindo de uma outra realidade completamente diferente e voltando aos caminhos de Cristo, a partir da leitura do livro ‘O grande conflito’. Portanto, esse é um livro que carrega em suas páginas a benção de Deus”, conta. 

Serviço à comunidade

Além da entrega dos livros, também foram realizadas oito Feiras Vida e Saúde pelos alunos de graduação dos cursos de saúde dos campus São Paulo e Engenheiro Coelho. Quem passou pelo local pôde utilizar serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientação alimentar e ainda relaxar com uma massagem. O intuito foi atrair pessoas para a distribuição de livros, alertá-las e conscientizá-las sobre o cuidado com o corpo, mente e vida espiritual. 

A doutora Lanny Burlanny, coordenadora de uma das Feiras, explica que a expectativa era atender 200 pessoas. “Nós fizemos uma parceria entre o UNASP e a Associação Paulista Central [sede administrativa da Igreja Adventista para a região de Campinas]. A coordenação foi toda feita pelo UNASP, e fiquei com a responsabilidade de ajudar. É sempre muito bom participar da feira de saúde, porque aqui a gente ensina a vida. A gente quer que as pessoas vivam bem, com qualidade de vida e, acima de tudo, aprendam hábitos simples que tenham um impacto muito grande na nossa saúde”, esclarece.

O aluno Thiago Milhomem, do curso de Psicologia, participa todos os anos do Impacto Esperança. Neste ano esteve na entrega dos livros e na Feira Vida e Saúde. “Eu gosto de participar porque acredito que é uma forma de levar Jesus para as pessoas através dos livros. Nós estamos aqui ajudando as pessoas através da saúde, assim como Jesus fazia. Ele primeiro curava as pessoas e depois falava da mensagem”, afirma.

A professora Luciane Akemi participou com toda a família da Feira a convite da Escola Adventista de Campinas – unidade Castelo, e compartilhou suas impressões e como a Feira a ajudou a querer mudar hábitos. “A orientação foi bem legal, pois algumas coisas não tínhamos conhecimento. As explicações de cada coisa foram bem interessantes! Estamos nos adaptando a uma vida mais saudável”, relata.

Veja mais