Acontece no UNASP

Semana de Comunicação: UNASP realiza palestras sobre futuro e tecnologia 

Os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV participaram de oficinas e aulas práticas durante uma semana de muito aprendizado.

Texto: Ana Beatriz Toyota | Edição: Ana Clara Silveira

Os alunos dos cursos de Comunicação do UNASP campus Engenheiro Coelho participaram da semana “Comunicação do Futuro” entre os dias 8 e 11 de maio, onde foram realizadas palestras sobre tendências, tecnologias e desafios da área de comunicação dentro do mercado de trabalho. Os estudantes também participaram de oficinas certificadas , com o objetivo de aprimorar o conhecimento e técnicas em diversos ramos da comunicação. 

A jornalista, docente e coordenadora adjunta dos cursos de comunicação no UNASP, Jenifer Costa, destaca o objetivo da semana dentro do ambiente acadêmico dos universitários que visou principalmente proporcionar uma experiência prática e teórica de todos os temas possíveis que impactam o trabalho do comunicador. Ela afirma: “é uma forma de explorar a integração das profissões da nossa área, assim como de fortalecer o networking entre os alunos e profissionais que já estão no mercado.”

Oficinas

Alunos montaram espaço para registros. Foto: AICOM.

Uma das oficinas oferecidas pelo evento foi Direção de Fotografia realizada em formato de aula prática dentro do estúdio de fotografia da AICOM (Agência Integrada de Comunicação). Nessa oficina, os alunos conheceram um pouco sobre as características básicas da fotografia cinematográfica, puderam identificaram a importância da luz triangular na captação de imagens e também os aspectos técnicos e estéticos da iluminação. Também tiveram contato com alguns tipos de câmera, lentes, acessórios para gravação e com os diferentes resultados obtidos por cada equipamento. 

O professor responsável pela oficina foi o radialista, e mestre em Comunicação Social, Rogério Furlan. Ele destaca a importância da realização de aulas práticas dentro da carreira profissional dos alunos e afirma que é importante “entender o papel das ferramentas digitais e as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, já que são questões fundamentais para que os alunos possam construir uma carreira mais sólida no futuro.”

Experiência do aluno

A Semana de Comunicação é realizada com base em uma análise dedicada dos docentes sobre o mercado de trabalho e as tendências do futuro. Pensando nisso, os alunos podem desfrutar de um evento que, além de agregar conhecimento, prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho. 

Beneval Lisboa é um dos alunos que participaram do evento. Ele tem 25 anos e está no segundo ano do curso de rádio e TV do UNASP. Beneval participou da oficina “Conceitos Para Produção Em Estúdio de TV” ministrada pelo gerente de comunicação do UNASP Maurício Lima. Como estudante e participante do evento, o aluno pontua que “essa oficina ajudou a desvendar o medo de chegar perto equipamentos”. Ele finaliza: “é uma oficina que me ajudou a criar uma visão de como devo encarar os desafios no estúdio, no programa de TV”.

A oficina visou os conceitos básicos para a produção de programas de TV em estúdio, lidando com temas como iluminação, cenário, posição das câmeras e principalmente a produção dentro do programa. O aluno, Beneval conta finalmente que a oficina o ajudou a ter uma visão plena da comunicação. Ele acrescenta: “estúdio era algo que eu nunca tinha participado, então foi uma coisa nova pra mim. Abri muito minha mente e minha visão profissional.”

Veja mais