UNASP realiza quinquagésima edição do OlimpIASP
O evento reuniu alunos do Ensino Fundamental em uma competição esportiva que promove integração e desenvolvimento pessoal.
Texto: Ana Júlia Alem
O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, promoveu a quinquagésima edição do OlimpIASP nesta semana. A edição foi dividida em três partes: entre os dias 22 e 25, os participantes eram os alunos do sexto e sétimo ano e, entre os dias 25 e 28, o evento foi destinado aos alunos do oitavo e nono ano. A terceira parte do evento esportivo será realizada em agosto para os alunos do Ensino Médio.
A programação incluiu duas noites de abertura, a primeira em 22 de junho e a segunda três dias depois. Durante o evento, houve apresentações das turmas, de ex-alunos, da turma de ginástica da Atlética UNASP Tigers e do mascote oficial, chamado Nelson. Em média, participaram do evento 1.100 alunos do Ensino Fundamental II. Entre as modalidades esportivas disputadas, destacaram-se handfield, basquetebol, futsal, tênis de mesa e vôlei.
O OlimpIASP
Há cinquenta anos atrás surgiu um evento que entusiasmou grandemente os alunos: as Olimpíadas. Elas eram organizadas pela prefeitura de Sumaré, que em 1963 agregou à sua extensão as terras de Jacuba, fazendo com que o GAC – como o UNASP campus Hortolândia era chamado na época – deixasse de fazer parte de Campinas. Essas competições eram interescolares e, nos dias do evento, todos os alunos iam à noite, de ônibus fretado, até as quadras e ginásios da região torcer pelo colégio e seus representantes.
Na época, a cerimônia de abertura era preparada com muito ensaio, uniformes eram confeccionados para as turmas e um mascote era escolhido para animar a torcida e os jogos. Entretanto, o que todos mais aguardavam era o Sport News: um jornal gravado em vídeo por Sonia Rigoli, apresentando os atletas e competições de destaque da edição.
O professor de Educação Física e organizador do evento, Rafael Vargas, destacou que, por ser a 50ª edição, houve várias novidades, incluindo um novo mascote, uma mesa de jurados para a apresentação das turmas e até ex-alunos participando da cerimônia de abertura. A maior importância do evento, segundo o organizador, é a integração entre as turmas por meio da prática esportiva coletiva e individual. “Eles passam três dias praticando esportes, interagindo entre si, cooperando, trabalhando em equipe, desfrutando de momentos de lazer e cuidando da saúde. Isso é essencial”, enumera.
50 anos depois…
Filipe Moraes, aluno do sétimo semestre de Educação Física do UNASP e um dos árbitros da edição, explica que este é o evento mais esperado pelos alunos. Para ele, é gratificante poder contribuir para um evento que o impactou tanto durante seu tempo no Ensino Médio. “O mais legal é que, ao longo dos jogos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver a prática esportiva enquanto cultivam as amizades”, acrescenta.
Ao longo da semana, os alunos do Ensino Fundamental II mostraram seu talento. Ana Carolina Alcântara, aluna do sétimo ano do Colégio UNASP, participar desta edição do OlimpIASP está sendo muito especial. “A minha turma está ganhando vários jogos, mas o mais legal é aproveitar tudo isso com os meus amigos”, relata. Para ela, as modalidades mais legais dessa edição foram handfield e passa cinco.
Laura Benassi Ribeiro, aluna do nono ano, expressou seu entusiasmo pelo evento, destacando que, apesar de sua equipe não vencer todas as partidas, a experiência tem sido muito positiva. “Aprecio muito apoio entre os estudantes. Isso faz com que o evento seja muito gratificante para todo”, conclui.