Acontece no UNASP

UNASP recebe jogadores do Clube Atlético Juventus

O clube centenário aproveita as instalações de alta qualidade para aprimorar suas habilidades e se preparar para os campeonatos.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia recebeu os jogadores profissionais do Clube Atlético Juventus para treinar no Complexo Esportivo durante a última semana. No período da manhã, os atletas praticavam no Estádio Municipal de Hortolândia e, no período da tarde, faziam uso do campo, quadras e academia do campus.

Por ser um time localizado em São Paulo, existem dificuldades para encontrar campos de treinamento na cidade, já que a maioria deles é de gramado sintético. Por isso, a diretoria do Clube Atlético Juventus foi à procura de um espaço bem localizado e estruturado que comportasse os atletas.

Jorge Luiz, atual treinador do time, jogou em times como Palmeiras, Santos e Fluminense. Segundo ele, essa semana de treinos intensivos, além de melhorar o desempenho dos jogadores, também desenvolve o relacionamento e a parceria entre os novos atletas. Para ele, treinar no Complexo Esportivo do UNASP campus Hortolândia foi uma experiência nova e marcante. “Fomos muito bem recebidos pelas pessoas daqui. Somos muito gratos a instituição e a Prefeitura de Hortolândia, que nos disponibilizou tudo que precisávamos”, aponta. 

O zagueiro Guilherme Mattis, de 33 anos, relata que sua experiência como atleta é muito marcante, pois por ser um dos mais velhos, acaba se tornando uma referência para jogadores mais jovens. Sobre sua estadia no UNASP campus Hortolândia, o jogador comenta que se surpreendeu ao ver a estrutura disponível. “O Complexo Esportivo pode tranquilamente receber times para fazer uma pré-temporada, assim como nós fizemos”, afirma.

Clube Atlético Juventus

O Clube Atlético Juventus também possui a categoria sub-20. Foto: Ramon Alves

O time, inicialmente chamado Cotonifício Rodolfo Crespi F.C, foi fundado em 1924 após a fusão dos tradicionais times paulistas Extra São Paulo F.C e do Cavalheiro Crespi F.C. De lá para cá, o clube enfrentou diversos rivais importantes, como o Corinthians, Santos Futebol Clube, Associação Portuguesa de Desportos e o Club Atlético Boca Juniors.

Sua primeira conquista foi em 1929, ao alcançar o título de Campeão Paulista da 2º Divisão, com 13 vitórias, dois empates e uma derrota. Além deste, também conquistaram outros títulos, como a Taça de Prata, em 1983 – como campeões brasileiros da série B -, o Torneio Internacional do Japão e a Copa Federação Paulista de Futebol, em 2007.

O time que há 100 anos atrás era formado por empregados da fábrica de tecidos da família Crespi, hoje está sendo reestruturado com novos atletas profissionais – vários vindos de outros times –  para disputar o Campeonato Paulista da série A2. Jorge Luiz, treinador do clube, comenta que no mundo futebolístico existe um fenômeno onde a maioria dos times que completam um século de existência, não alcançam o sucesso no ano do aniversário. “Este é um paradigma que estamos nos esforçando para quebrar em 2024”, afirma.

A relevância para o UNASP

Para o gerente administrativo do Complexo Esportivo, Ronadab Farias, a vinda do Clube Atlético Juventus proporciona a possibilidade de apresentar Jesus aos jogadores, representando uma oportunidade significativa para a missão institucional. “Essa parceria traz visibilidade, promove o intercâmbio de conhecimentos e experiências, além de estimular o desenvolvimento esportivo do local”, enumera.

Henrique Romaneli, diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, acredita que receber um clube profissional para treinar na instituição comprova que estruturas físicas, como campo de futebol, espaços de natação e academia são de alta qualidade. O diretor acrescenta que, para a instituição, é uma honra receber o clube centenário e reforçar a história de 75 anos do campus. “Essa semana foi uma parceria de muito sucesso e sonhamos que ela se estenda pelos próximos anos”, comemora.

Além disso, reforça que o mesmo espaço utilizado pelo Clube Atlético Juventus durante a semana, é disponibilizado também aos alunos para momentos de aprendizado, lazer, recreação e treinamento. “No futuro, nosso objetivo é incluir alunos da área da saúde em oportunidades como essa, a fim de que eles pratiquem suas futuras profissões e vivam experiências da melhor maneira possível”, conclui.

Veja mais