UNASP recebe nota máxima em recredenciamento do MEC
O processo tem como objetivo medir a qualidade da instituição, autorizando a continuidade dos serviços.
Texto: Victor Bernardo e Theillyson Lima
O Ministério da Educação – MEC – atribuiu nota 5, numa escala de 1 a 5, ao Centro Universitário Adventista de São Paulo, o UNASP, no processo de recredenciamento institucional. Este é o mais importante processo avaliativo de uma instituição de educação superior no país. Ele tem como objetivo aferir a qualidade da instituição nas dimensões do ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura.
O resultado do UNASP indica o excelente desempenho acadêmico e administrativo, além de uma infraestrutura diferenciada oferecida aos estudantes. A avaliação também reafirma a autorização do órgão governamental para continuidade dos serviços educacionais, considerando os melhores padrões de qualidade da educação superior.
O reitor do UNASP, Dr. Martin Kuhn, destaca que essa avaliação valida todos os processos da instituição nos aspectos da gestão acadêmica, da infraestrutura e da qualidade de nossos cursos de graduação e pós-graduação. “Isto reflete o trabalho bem feito de toda a comunidade acadêmica do UNASP. É uma avaliação muito ampla, que comprova nossa excelência no trabalho de educar e servir”, comemora.
Desenvolvimento institucional
Um dos eixos avaliados pelo MEC é o desenvolvimento institucional. Nesse aspecto, o UNASP realiza a autoavaliação melhorando continuamente seus processos e serviços, direcionando recursos para superar desafios e avançar na qualidade.
O UNASP realizou dois grandes eventos em agosto e setembro deste ano, reunindo docentes, líderes e colaboradores administrativos para apresentar os objetivos da instituição no quinquênio 2025-2030. Para o reitor, esse planejamento é fundamental para o crescimento da instituição. “O UNASP precisa de um plano. Precisa se organizar da melhor maneira possível para cumprir sua missão”, reforça.
Políticas acadêmicas
O MEC avaliou também o desenvolvimento acadêmico. A qualidade do corpo docente, seus títulos e produção acadêmica e científica. Os resultados demonstraram o foco na capacitação e qualificação dos professores que superaram em muito os indicadores de qualidade requeridos pelo governo brasileiro.
O pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Edilei Lames, enfatiza que “os resultados de uma avaliação exitosa são fruto do trabalho árduo de toda a equipe acadêmica, coordenadores de curso, docentes e equipe técnico-administrativa que têm paixão pela educação.”
Momentos de celebração
O UNASP celebra com toda a comunidade acadêmica e do seu entorno. O Prof. Dr. Helder Melo, coordenador de Publicidade e Propaganda no campus Hortolândia, vê a nota como o reconhecimento de um trabalho honesto e organizado.
“É uma sensação de fazer parte de um time que procura sempre dar o melhor de si, é um orgulho. Fico muito contente por poder, junto aos alunos, formar um futuro de pessoas que não só exercem a profissão, também levam em consideração a parte humana e a questão cristã”, explica Helder. “Para quem trabalha na instituição, essa nota 5 não é uma surpresa. A gente vê isso no dia a dia”, finaliza.
A aluna Ana Paula Arantes cursa Fisioterapia no campus São Paulo e valoriza a forma como o UNASP se importa com seus estudantes e é isso faz a diferença na nota. “A minha sensação é de conforto, em saber que a faculdade tem uma dedicação extrema para trazer o melhor ensino a todos os estudantes”, explica.
O estudante de Teologia Eduardo Reymond também comemora: “a confiança e credibilidade da instituição aumenta e fico feliz por estar em um lugar com tais capacitações”.
Camilly Inácio, estudante da Educação Adventista a Distância – EAD em Rondônia, destaca que sempre sentiu segurança com o ensino do UNASP. “Quando essa qualidade é reconhecida por autoridades legais, como o MEC, é maravilhoso. Isso mostra que não é apenas uma percepção pessoal, mas algo sólido e confiável”, completa.
O reitor manifestou sua alegria com a conquista. “Ter essa nota máxima é o resultado daquilo que foi planejado e executado com excelência, firmado em pilares profundos, como a qualidade no ensino e no serviço”, explica.
Processo de Avaliação do MEC
O recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da instituição. O processo transcorre dentro de um fluxo com diversas etapas, desde a entrega de documentos, até a avaliação virtual in loco por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Esta avaliação culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam as considerações e justificativas para cada requisito de qualidade avaliado. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, em uma escala de 1 a 5, cujos valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória.
A Profa. Dra. Débora Pierini, diretora de regulação do UNASP, explica que “o processo de recredenciamento é essencial para que a IES mantenha a oferta de educação superior e possa ampliar seus programas de graduação e pós-graduação.”
O processo de recredenciamento contempla dez dimensões determinadas pela legislação: a missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes; a sustentabilidade financeira.
As dez dimensões são agrupadas por afinidade em cinco eixos:
- Eixo 1- Planejamento e Avaliação Institucional
- Eixo 2- Desenvolvimento institucional
- Eixo 3- Políticas acadêmicas
- Eixo 4- Políticas de gestão
- Eixo 5- Infraestrutura
“Obter a nota máxima numa avaliação que contempla cinco eixos e 50 indicadores de qualidade avaliados, atesta o compromisso institucional com a qualidade. É resultado do comprometimento e esforço de toda a comunidade acadêmica e técnico-administrativa”, completa Débora.
O UNASP teve seu último recredenciamento no ano de 2018 e obteve o Conceito Institucional 5, o que indica a continuidade da busca pela excelência dos serviços educacionais prestados. Agora, em 2024, o MEC ratificou o conceito máximo, atribuindo mais uma vez a nota 5.
O Dr. Martin finaliza: “graças a Deus pela vitória alcançada, que reflete o trabalho de toda uma equipe. É um momento muito marcante para toda a instituição e nós queremos agradecer a cada pessoa que serve no UNASP e faz com excelência o seu serviço. A missão da Educação Adventista permanece viva, formando estudantes para excelência no serviço à Deus e à humanidade”.