Acontece no UNASP

UNASP reúne colaboradores para evento de planejamento geral

Com o tema Rota 313, o evento apresenta a líderes e docentes os objetivos da instituição para o próximo ano.

Texto: Victor Bernardo e Theillyson Lima

O UNASP promoveu neste domingo (18), na igreja do campus Hortolândia, o evento de planejamento geral para o período de 2025 a 2030. Realizado anualmente, esse momento apresenta aos líderes e docentes os objetivos da instituição para o ano seguinte.

Confira a apresentação de slides por meio deste link: https://go.unasp.br/rota313

O evento contou com uma mensagem musical, de responsabilidade do Academia da Voz, além de uma palestra, à cargo do pró-reitor de pós-graduação lato sensu do UNASP, Luis Henrique dos Santos, que ressaltou a importância da atualização do planejamento.

O UNASP homenageia a excelência

A programação ainda rendeu homenagens a dez colaboradores do UNASP, representando as mais diversas áreas da instituição. Foram chamados ao palco funcionários da jardinagem, segurança, preceptoria, docência, secretaria, escola de esportes, entre outros.

A ação reforça a gratidão a todos que diariamente performam seu trabalho com excelência, proporcionando o melhor para os alunos.

O Diretor Geral do campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, explica a intenção do UNASP daqui pra frente: “nós estamos começando uma nova tradição: reconhecer a excelência e valorizar ano após ano a dedicação e empenho de cada um.”

Esse sentimento também foi reiterado pelo doutor Martin Kuhn, reitor do UNASP. “Essa é a nossa rota. Olhamos pro alvo e buscamos fazer tudo com excelência”, enfatiza.

A importância do planejamento estratégico

O objetivo do evento é que todos os colaboradores estejam alinhados, sabendo para onde os esforços da instituição devem ser direcionados nos próximos anos. Assim, os recursos e as ações de todos estarão unidos em torno de objetivos claros. “Cada um de nós deve pensar em como o seu trabalho pode auxiliar na busca por esses objetivos”, explica Luis Henrique.

Além disso, o planejamento gera um documento que serve de referência quando novos colaboradores são recebidos, quando o quadro de gestores é alterado ou quando os planos da instituição são apresentados para outras pessoas.

Professor Luis Henrique explica as mudanças no planejamento estratégico do UNASP. Foto: Josué Menezes

Para o reitor Martin Kuhn, esse planejamento é fundamental para o crescimento da instituição. “Pelo seu tamanho, o UNASP precisa de um plano. Precisa se organizar da melhor maneira possível para cumprir sua missão”, reforça.

Rota 313

O tema escolhido para relembrar aos colaboradores o foco da instituição foi “Rota 313 – Nosso caminho para a Excelência”, rememorando o texto de Filipenses 3:13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.” 

Nesse sentido, o pastor Isaac Malheiros, professor da Faculdade de Teologia do UNASP, fez uma reflexão espiritual, na qual reforçou a importância do trabalho para Deus ser feito sempre com excelência. “Nós não fazemos o melhor para buscar reconhecimento, mas por que Ele merece”, explica.

Por isso, o UNASP trilha o caminho em busca da excelência, seguindo os princípios estabelecidos na missão da instituição: Educar com excelência, nos princípios bíblicos, para uma vida de serviço.

O que foi feito até aqui

Entre 2020 e 2024, o UNASP desenvolveu os primeiros esforços em relação ao Planejamento Estratégico. Durante esse período, mais de 80% dos planos propostos foram realizados, mas a pandemia trouxe uma nova realidade econômica e mudanças no mercado. Foi preciso ajustar os objetivos, para continuar navegando com segurança pelos próximos anos.

Assim, o UNASP começou um trabalho de revisão, ouvindo mais de 700 colaboradores e dedicando mais de 50 horas de trabalho exclusivo de atualização de informações e de reflexões sobre os novos desafios.

Agora, em agosto de 2024, é lançada a versão 2025-2030 do planejamento, já considerando que a instituição deve, a cada ano, promover uma revisão parcial e constante para mantê-lo sempre atualizado e relevante.

Veja mais