Acontece no UNASP

UNASP sedia 3ª edição do Encontro Nacional de Inovação e Ciência

Alunos das instituções de ensino adventistas se desenvolvem com trabalhos de pesquisa científica em evento anual.

Texto: Julia Viana | Edição: Ana Clara Silveira

Nos dias 17 a 19 de novembro aconteceu a 3ª edição do Encontro Nacional de Inovação e Ciência, o ENAIC, com uma parceria entre as instituições adventistas de ensino superior: Faama, Fadba – UNIAENE, FadMinas, FAP e UNASP. O evento foi sediado pelo UNASP campus Engenheiro Coelho e contou com 1590 inscritos.

O propósito do ENAIC é incentivar a divulgação das pesquisas conduzidas por estudantes de graduação e pós-graduação das cinco instituições participantes, sob a orientação de seus professores. Além disso, busca promover a interação entre os alunos e seus colegas. A edição deste ano teve como tema “Inteligência Artificial e Educação: seus impactos no ambiente universitário” e recebeu 422 trabalhos de pesquisa científica. Os estudantes também tiveram a possibilidade de realização de cursos, tanto presencial quanto on-line, que contribuíram para a melhor experiência e aprendizado dos alunos.  

Desenvolvimento e debate 

Essa foi a primeira vez no ENAIC que acontecey a implementação do Seminário Schwantes, foi  organizado pela Diretoria de Pesquisa e pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Espiritual. Essa iniciativa, liderada pelo doutor Allan Novaes e pelo pastor Wendel Lima, consistiu em uma roda de conversa entre professores cujas teses e trabalhos estão disponíveis na Plataforma Schwantes: uma plataforma dedicada à educação e ao adventismo, desenvolvida para reunir e divulgar trabalhos relacionados a esses temas.

O doutor Luiz Gomes, convidado para participar do painel, comentou sobre um recorte da sua pesquisa e destacou a história da formação de obreiros que se consolidou no Brasil por meio da Training School. Ele também reforça que participar de pesquisas científicas é uma experiência única. “O ENAIC é um momento singular para compartilhar e entrar em contato com pesquisas das mais diversas áreas e, assim, fortalecer o espírito de investigação científica”, conta.

A promoção e valorização da pesquisa que é praticada nas instituições de ensino superior adventista no Brasil vêm ganhando um espaço importante, tendo em vista que a pesquisa é a base do ensino superior. Para a diretora de pesquisa da FAAMA, Naomi Vidal, “a integração da pesquisa entre as instituições do ensino superior pode proporcionar troca de experiências, aumento da qualidade dos projetos elaborados e colaborações de pesquisa”.

Trabalhos premiados 

Ao todo, quatro faculdades adventistas e trabalhos foram premiados, a Faama no curso de Psicologia, Fadba -Uniane em Direito, FAP com Pedagogia e o UNASP com Rádio e TV. O aluno Giôto Newton que cursa psicologia na Faama foi um dos alunos premiados das instituições. Ele relata que o processo de enviar a sua pesquisa até o momento da entrega do prêmio foi desafiador por ser a sua primeira produção científica. “Tive que aprender muitas coisas que eu ainda não havia tido contato”, explica. 

Jasson Giovanni estudante de Rádio e TV também foi premiado pelo seu trabalho e descreve que o prêmio foi uma surpresa: “por mais que o artigo desenvolvido seja de qualidade e tenha levado tempo para ser finalizado, eu realmente não esperava algo como uma premiação. Fiquei feliz pela honra e grato pelo meu trabalho ter sido reconhecido em meio a outros materiais acadêmicos, que certamente também são de um alto nível“.  

O aluno Giôto retoma e comenta que o ENAIC foi um grande aprendizado. “Uma experiência muito legal e que, com certeza, agregou muito para o meu conhecimento pessoal e currículo, sendo este último uma ferramenta importante quando pensamos em futuro”.

Veja mais