UNASP sedia Bienal Internacional Adventista de Arquitetura
O evento acontece a cada dois anos em países diferentes e reúne professores e acadêmicos para uma semana de workshops e palestras.
Texto: Ana Beatriz Toyota | Edição: Ana Clara Silveira
O curso de Arquitetura do UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu a 4ª edição da BIAAA (International Biennial of Adventist Academic Architecture) com o tema “Criação e Materialidade”. A bienal reuniu alunos, professores e designers de diferentes países com o propósito de compartilhar conhecimento através de palestras, workshops, tours, entre outros. O evento começou na segunda (16) e se estende por uma semana. Durante os encontros, os participantes vivenciaram exposições que mostravam a expressão artística dentro da profissão, e ainda puderam conhecer mais sobre as belezas arquitetônicas do país com um tour nas cidades de São Paulo e Brasília.
A bienal é realizada em parceria com universidades adventistas da Ásia e América. Entre as instituições participantes estão a Universidade Peruana Unión (UPeU), a Universidade de Montemorelos do México (UM), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), a Universidade Andrews (Estados Unidos) e a Universidade de Sahmyook (Coreia do Sul). O formando em Arquitetura Paulo Victor comenta sobre o intercâmbio cultural e educacional do evento: “é fantástico, porque conhecemos as outras faculdades adventistas que existem ao redor do mundo e também podemos aprender bastante com os estudantes.”
Sobre a bienal
O evento com duração de 7 dias é promovido pela Instituição Adventista, mas também é aberto a toda comunidade que se interessa pela programação. Os convidados especiais dessa edição foram: o arquiteto e urbanista Paulo Sergio Niemeyer, a arquiteta Carolina Veneziano, o designer Carlos Rossi, e o gerente de arquitetura da União Sudoeste Brasileira, Alexandre Sobrinho.
Os alunos que participaram puderam contar com uma gama de conhecimento e inspiração durante a semana acadêmica. A estudante do 4° semestre de Arquitetura do UNASP campus Engenheiro Coelho, Laura Morais, afirma que “o que mais chamou a atenção com toda certeza foi o número de oportunidades que você encontra nesse evento”. Foi a primeira vez que ela participou do evento, por isso destaca: “é algo incrível para a carreira de um estudante de Arquitetura e Urbanismo”.
A professora do curso, Denise Damas, afirma que receber a Bienal Internacional significa uma oportunidade para alunos da rede adventista de outros países conhecerem o campus e fazerem um intercâmbio de conhecimento muito importante para a área acadêmica. Ela conta que “quando o aluno participa de um evento importante que promove conhecimento teórico e prático, nasce um entusiasmo de que ele pode alcançar o seu objetivo de vida: ser um arquiteto e urbanista que promoverá projetos para beneficiar a sociedade”.
Participação do curso de Tradutor e Intérprete
Além do curso de Arquitetura, os estudantes e professores do curso de Tradutor e Intérprete do UNASP estiveram intensamente envolvidos nas traduções da IV Bienal Internacional de Arquitetura Acadêmica Adventista. A coordenadora do curso Creriane Lima explica que “foram oito dias de incansáveis horas de interpretações em diferentes modalidades: interpretação simultânea remota, interpretação intermitente remota, interpretação intermitente presencial e interpretação de acompanhamento, em inglês e espanhol, para os participantes de diversos países que se inscreveram nas programações”.