Impacto Social

UNASP sedia reunião sobre projetos e parcerias com a Prefeitura de Hortolândia

O encontro visa fortalecer os vínculos com as entidades locais para promover iniciativas de apoio e desenvolvimento comunitário.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia recebeu representantes do Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e cerca de 25 representantes de instituições socioeducativas da região para realizarem uma reunião na última terça-feira (26). O objetivo do encontro foi entender as necessidades dessas instituições e firmar parcerias, a fim de ser um suporte de acolhimento e desenvolvimento.

Mesmo antes desta primeira reunião, parte dos alunos e funcionários do UNASP já participavam ativamente de ações em algumas instituições, como a Casa da Criança Feliz e o Núcleo Vinde a Mim, pertencente à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Segundo o diretor de desenvolvimento espiritual do UNASP campus Hortolândia, pastor Patrick Ferreira, após o encontro, novas ações serão planejadas e desenvolvidas.

A importância e benefícios acrescentados à comunidade

A reunião simboliza um início oficial do envolvimento do UNASP e da comunidade no voluntariado. Os benefícios que serão gerados pela parceria são mútuos, informa o diretor de desenvolvimento espiritual. “Os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, enquanto as instituições são beneficiadas com as ações realizadas”, diz.

Os alunos voluntários, além de praticar seus conhecimentos, poderão cumprir as horas de extensão necessárias para a conclusão dos cursos correspondentes. “Fora isso, é uma oportunidade para exercer amor, respeito e empatia com as pessoas carentes das comunidades ao redor”, complementa.

A capelã do UNASP campus Hortolândia, com ênfase na extensão do Ensino Superior, Morgana Viana, destaca que existe um bom número de alunos engajados que trabalham para atender as demandas. “Achei interessante o clima, a disposição das instituições ao expressar suas necessidades e a confiança em aceitar nossas propostas”, relembra.

A parceria busca fortalecer os vínculos entre as instituições na cidade.

A parceria estabelecida é uma possibilidade de aumentar o atendimento comunitário em todas as suas particularidades, além de ser uma troca de experiências, informa Cristina Bomfim, assessora especial do Prefeito José Gomes. Segundo ela, para os futuros profissionais é uma oportunidade de entender que, dentro da área de atuação escolhida, podem contribuir com o bem-estar social. “O que o UNASP tem a oferecer é o que há muito estamos buscando para desenvolver ainda mais os trabalhos sociais na cidade”, afirma.

Mariana Pedroso, estudante de Pedagogia e voluntária, relata que participar projetos sociais desempenha um papel muito importante na vida das pessoas. “Ao participar estamos oferecendo assistência a um grupo, seja por meio da educação, alimentação, saúde ou apoio religioso”, enumera. Para ela, ações como essa ajudam a influenciar outras pessoas a prestarem apoio à comunidades e famílias em estado de vulnerabilidade, ato que beneficia quem necessita e quem contribui.

O futuro das ações voluntárias e parcerias

A liderança do UNASP campus Hortolândia busca apoiar e dar suporte aos projetos futuros para melhorar as estruturas, criação de estratégias e envolver o máximo de alunos, a fim de garantir a eficácia das ações e o cumprimento dos objetivos traçados. “Nossa expectativa é mobilizar cerca de 500 universitários, por final de semana, atendendo as instituições”, acredita.

Para Morgana, o auxílio e apoio oferecido pela Prefeitura de Hortolândia é fundamental para o avanço das iniciativas locais. Ela ainda enfatizou a acessibilidade, humanidade e interesse demonstrado pelos representantes da administração pública, destacando-os como parceiros essenciais. “Precisamos deste apoio. Eles são nossos grandes parceiros”, constata.

Enquanto isso, a representante da Prefeitura de Hortolândia diz esperar que a parceria estabelecida se perpetue e faça parte tanto da grade escolar da instituição, quanto das atividades constantes do Fundo Social. “Buscamos sempre levar informação, saúde, lazer e esporte às comunidades mais carentes”, conclui.

Veja mais