UNASP sedia treinamento preventivo contra riscos escolares para a diretoria de ensino de Limeira e região
O programa aconteceu no auditório do UNASP campus Engenheiro Coelho para diretores e vice-diretores de escolas estaduais.
Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima
O UNASP Engenheiro Coelho recebeu na última quarta-feira (28) o batalhão da polícia militar do 10° BAEP, (Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Piracicaba) que prestou um treinamento especial para a equipe dirigente das 72 escolas estaduais da diretoria de ensino de Limeira. O evento visa ensinar ações preventivas em caso de desastres e atentados com agressores ativos, como o que ocorreu em uma escola de Suzano, em 2019.
O treinamento foi uma parceria entre o UNASP, a polícia militar de Engenheiro Coelho, a diretoria de ensino de Limeira e o programa Escola + Segura (ERRD), que busca a redução de riscos e desastres nas escolas. Esse programa coloca as famílias, a segurança pública, os órgãos do sistema protetivo e a educação como corresponsáveis pela segurança e mediação dos conflitos nas escolas.
Para atingir seus objetivos, o ERRD faz parceria com forças policiais para a integração de informações e dados, institui normas voltadas à proteção da comunidade e conta com a corresponsabilização das famílias pelas ações dos estudantes e pacto com instituições do sistema protetivo. De acordo com Viviana Fagoti, coordenadora do núcleo em Limeira, o programa da secretaria estadual pretende despertar a percepção para a necessidade da elaboração de um plano de contingência preventivo nas escolas.
Para Josselina Rosário, atuante no núcleo pedagógico da diretoria de ensino, é necessário trazer as escolas para uma reflexão sobre a melhoria da segurança interna. “A escola está preparada para o caso da necessidade de evacuação de um prédio? E para receber uma ambulância, a escola está organizada? Quais as medidas imediatas? Essas são perguntas que o treinamento está proposto a resolver”, comenta.
A dirigente regional da diretoria de ensino e dirigente do projeto, professora Magda de Moraes, conta que foi orientada pela secretaria de educação a entrar em contato com os comandos policiais da região. O contato visa a aproximação da ronda escolar da equipe administrativa, a fim de garantir o apoio e a segurança dentro das escolas. “Eu quis fazer esse treinamento com os meus diretores, é importante que eles conheçam as medidas que podem tomar em caso de risco dentro da escola. Eles não podem estar despreparados”, argumenta Magda.
O segundo sargento Perini, comandante do grupamento da polícia militar de Engenheiro Coelho, aponta que o principal foco da palestra é mencionar as providências que podem ser tomadas diante de um agressor. “Estamos orientando diretores e vice-diretores a traçarem planos para identificar previamente um ataque, meios para minimizar um possível episódio e até mesmo instruções sobre rotas de fuga”, afirma.
Conforme o Sargento Sérgio, comandante do 10° BAEP e ministrante do treinamento, seu batalhão tem a missão de passar instruções para outros policiais que trabalham perto dos polos que são alvo desse tipo de ataque, como as viaturas que lidam diariamente com as escolas, o PROERD e, principalmente, a ronda escolar estadual. “O comando da polícia militar se viu na responsabilidade de intervir com a instrução preventiva. O principal objetivo dessa palestra é plantar a sementinha de que não podemos ficar observando as coisas mudarem sem pensar no amanhã. Nunca aconteceu comigo e nunca aconteceu perto de mim, mas será que não preciso pensar nisso?”, pondera o comandante.
Para o vice-diretor do Colégio UNASP em Engenheiro Coelho, professor Fabrício Begnalia, é motivo de orgulho receber o batalhão do 10° BAEP e a diretoria de ensino de Limeira. “Foi um prazer receber essa equipe capacitada com projetos tão intencionais e práticos como esse. O UNASP está feliz em confirmar a parceria com o policiamento da região e a nossa diretoria de ensino. As portas estão sempre abertas”, afirma o professor.