Acontece no UNASP

UNASP Summit motiva alunos do Ensino Médio a ingressarem na graduação

Incentivar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio a serem um profissional fora da média e conquistarem o mundo foi o tema do UNASP Summit Profissões 2022

Texto: Thaís Fowler

Na última quinta-feira (27) aconteceu a segunda edição do UNASP Summit Profissões para alunos do terceiro ano do Ensino Médio da instituição e de colégios parceiros da região. Durante o dia, os estudantes desfrutaram de uma experiência imersiva nos cursos oferecidos pelo UNASP, campus São Paulo.

Decidir o futuro profissional não é uma tarefa fácil, considerando que esta é uma escolha que impacta diretamente na vida de qualquer ser humano. O desafio é lançado aos jovens que, em muitos casos, optam por profissões, considerando apenas aspectos superficiais e isso pode, futuramente, gerar frustração com a decisão tomada.

Thainá da Silva, 17 anos, formanda do ensino médio na escola pública participou do evento junto com os colegas. “Está sendo um dia muito bom para tirar minhas dúvidas e descobrindo quais são as áreas que eu provavelmente me encaixaria, uma delas eu já sei que é Publicidade e Propaganda”, conta.

Ter esse direcionamento no período escolar auxilia os jovens a descobrirem habilidades profissionais que sequer sabiam que poderiam ser relevantes no momento da escolha profissional. Para o professor e coordenador do curso de Direito, Mestre Walter Rubini, este é o momento ideal para abordar essas questões. “Tem muitos alunos que estão se formando que querem algo diferente e nós temos algo diferente para apresentar. Não só na qualidade de ensino, porque isso é a essência da nossa instituição, mas o nosso diferencial é o olhar para o ser humano, para o próximo”, afirma.

Experiência no laboratório de Biologia

Experiência imersiva

O UNASP Summit proporcionou uma experiência totalmente imersiva aos visitantes. As atividades aconteceram durante todo o dia com tour pelo campus, stands dos 16 cursos oferecidos, bate-papo com os professores e coordenadores, sorteios, atividades extras e uma palestra especial sobre ser um profissional fora da média e conquistar o mundo. Além dos alunos do Ensino Médio do UNASP, também estiveram presentes as escolas estaduais Leopoldo Santana, Margarida Maria Alves, Beatriz de Quadro Lemes, Prelúdio, entre outras.

Segundo Felipe Araújo, gerente comercial do UNASP campus São Paulo, esse evento é o momento de criar um relacionamento com escolas próximas e com estudantes que ainda não conhecem a instituição. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos conheçam diversos cursos da graduação para ajuda-los a chegarem no objetivo acadêmico deles”, comenta.

Através de um passaporte entregue no início da programação, os alunos ganhavam um “visto” a cada curso que conheciam durante o tour pelo campus. “No laboratório do tribunal do júri, os estudantes conheceram de perto os casos de homicídios reais, com narrativa, lógica e provas, desenvolvendo a conclusão do caso”, ressalta Walter.

Veja mais