Acontece no UNASP

Projeto Dilemas proporciona debates sobre assuntos morais

Debates sobre temas como humildade, tolerância, sucesso e frustração, foram abordados durante as reuniões.

Texto: Camilly Inácio | Edição: Ana Clara Silveira

O Projeto Dilemas, fundado por professores do Mestrado profissional de Educação, aconteceu no UNASP campus Engenheiro Coelho entre os dias 7 de março e 11 de abril em algumas terças-feiras. O programa teve como principal objetivo proporcionar o debate sobre temas morais através de questionamentos e estudos de caso. 

O professor Hermenérico Morais, formado em Teologia e mestre em Ciência da Religião, foi um dos idealizadores e responsáveis pelo projeto. Ele conta que “o Projeto Dilemas tem como objetivo abordar temas morais e de formação através de casos e questionamentos, a fim de fazer os alunos refletirem sobre suas decisões éticas, sempre de uma forma bastante prática, para que eles possam expressar seus desafios e opiniões”.

O mestre conta também que o projeto foi dirigido aos alunos de graduação. “Entende-se que este momento da faculdade é um período de transição e que os desafios morais, no campo do trabalho e pessoais, são bem grandes”, afirma Morais. Cada professor ficou responsável por alguns temas. “Eu tratei da tolerância/polarização e excelência, questões que acreditamos serem fundamentais para indivíduo do século XXI”, expõe o professor. 

Já Ellen Rodrigues, professora do Mestrado profissional do UNASP e doutora em Educação, que também fez parte da criação e execução do programa, conta que eles buscaram discutir atitudes e disposições para um agir ético. “A intenção era possibilitar um espaço de diálogo com os alunos universitários do UNASP acerca de temas como os valores morais, virtudes, projeto de vida, teoria do valor e da felicidade, bem como o raciocínio ético presente em situações conflitantes e em nossa vivência diária”, declara.

Ellen revela que a cada encontro eram discutidas situações conflitantes que envolviam dilemas morais e eram apresentados conteúdos relacionados à educação moral e a ética para os alunos participantes. Ela aponta que foi pensado para“ atrelar conhecimentos sobre ética, desenvolvimento moral e os recursos como mídia e literatura para trabalhar o pensamento moral dos alunos”. 

Importância para os alunos 

Como aponta o próprio nome do projeto, por meio de dilemas morais, busca-se envolver os alunos em pensar a dimensão moral, emocional e profissional de suas vidas. Participaram do projeto 20 alunos do curso de Pedagogia, Psicologia e Direito.

O estudante do 7º semestre de Direito, Alexander Marinho, descreve: “a experiência foi bem edificante. No primeiro momento não estava tão convicto de que seria interessante participar, mas indo de mais encontros, tive vários insights sobre coisas que eu achava que já sabia e que me fizeram crescer”. Segundo ele, “a principal relevância foi no aprendizado de elevar a inteligência emocional a entender os dilemas que envolvem os princípios e saber como se portar diante de vários cenários que ocorrem diariamente”.

Aplicações práticas

Vanessa Meira, doutora em Teologia e professora nos mestrados em Teologia e no Mestrado Profissional em Educação, se juntou à organização do programa e foi a responsável pelas últimas reuniões do semestre do grupo, falando sobre frustração e sucesso.

A doutora explana que “foi muito interessante tratar sobre ‘frustração’ com os alunos da universidade porque eles estão num momento de transição na vida de escolha de profissão, novos relacionamentos e o processo de amadurecimento”. Vanessa continua dizendo que “as frustrações são uma parte natural de todo esse processo, e é importante saber lidar com elas de maneira saudável e construtiva”.

“Discutimos também sobre o conceito de sucesso para cada um e falamos da espetacularização da vida. Foi dito muito sobre a romantização do sacrifício pessoal e conectamos com nosso outro tema: a busca do sucesso coloca em nosso caminho muitas frustrações”, menciona a doutora sobre o que foi abordado em uma das reuniões. Ela conclui dizendo que o projeto proporcionou diversos olhares sobre os assuntos, por conta da variedade de pessoas presentes.

Veja mais