Culto de Gratidão marca o início das formaturas no UNASP campus Engenheiro Coelho
Antes da colação de grau, formandos aproveitam a oportunidade para agradecer a Deus pela conquista.
Texto: Victor Bernardo | Edição: Theillyson Lima
O UNASP campus Engenheiro Coelho deu início nesta sexta-feira (15) ao período de formaturas do Ensino Superior com o Culto de Gratidão. Cerca de 380 formandos se reuniram com suas famílias e amigos para celebrar e agradecer a Deus pela conquista do diploma, em uma noite repleta de emoções.
Este momento, tão marcante na caminhada dos alunos, representa um dos fatores que diferencia o UNASP de outras instituições de ensino: a conexão com Deus em todos os momentos. Além da capacitação profissional, os egressos do UNASP recebem valores que levarão por toda a vida.
O doutor Martin Kuhn, reitor da instituição, falou durante o evento, celebrando o desenvolvimento dos alunos ao longo da graduação. “Esta formatura celebra mais uma etapa do seu processo de desenvolvimento. Você nunca esteve, e não estará só em sua trajetória”, disse o reitor, destacando a parceria entre professores e estudantes.
“O desejo do UNASP, de seus professores e do nosso Deus é que vocês brilhem, que vocês voem nas alturas”, almejou.
Sentimento de gratidão
Durante o culto de gratidão, os alunos podem relembrar os momentos, muitas vezes difíceis, que passaram para chegar até aqui, inclusive a superação de dificuldades financeiras. A colportagem, por exemplo, é um projeto da Igreja Adventista que visa arrecadar fundos para os estudantes por meio da venda de livros.
Para Joyce da Silva, formanda em Letras, essa iniciativa foi essencial, e o culto de gratidão representa um momento único para agradecer a Deus pelas bênçãos. “Eu orava muito para conseguir vir para o UNASP e fazer esse curso, e através da colportagem eu consegui estar aqui e finalizar a minha faculdade. Sou muito grata por isso”, comemora.
O coordenador do curso de Psicologia, Hugo Damasceno, fala sobre a importância desse evento, que se alinha aos princípios da instituição. “A confessionalidade é um diferencial, o UNASP oferece mais do que é exigido em uma formação. É uma oportunidade para o aluno desenvolver a espiritualidade e os valores cristãos”, reforça.
A formanda Andressa Silva, que está concluindo o curso de Ciências Contábeis, também valoriza o momento de gratidão e fala sobre as pessoas mais importantes para ela durante esse ciclo. “[Agradeço] primeiramente a Deus, pois em cada detalhe eu sentia sua proteção. Depois, minha família, que me apoiava em todos os momentos”, explica.
Mensagem especial
Nesse momento tão marcante, a reflexão espiritual ficou por conta do pastor Danny Bravo, que destacou a importância do culto de gratidão para celebrar a formação espiritual dos alunos.
Ainda no espírito de gratidão, o UNASP apresentou a música tema das formaturas 2023: “Veja-me Voar”, performada pelos grupos Novo Tom e Luz e Rimas. Com uma letra emocionante, a canção celebra o fechamento de ciclo, dando ênfase à importância das pessoas que acompanharam os alunos nesse processo e ao futuro que se abre após a graduação.
A emoção era visível no rosto de cada um dos formandos, que sem dúvida relembram cada experiência marcante vivida durante os anos que passaram no UNASP.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.