UNASP comemora Dia do Psicólogo com programação especial
Os alunos participaram de palestras e atividades interativas para celebrar a profissão e refletir sobre os desafios do futuro.
Texto: Ana Júlia Alem
O UNASP campus Hortolândia comemorou o Dia do Psicólogo com uma programação voltada aos estudantes do curso na última terça-feira (27). Realizado no auditório Arlete Afonso, o evento contou com a participação de cerca de 380 alunos, que puderam assistir palestras, participar de concursos entre as turmas e aproveitar apresentações musicais ao vivo.
O programa contou com a participação do grupo Tom de Vida e da Banda Sinfônica do UNASP campus Hortolândia. Segundo o coordenador do curso de Psicologia, Alex Landim, um destaque da programação foi a performance de ópera da professora Suzy Amaral. “Sua apresentação, juntamente com o ritmo envolvente da banda, fez com que os espectadores aplaudissem de pé”, comenta.
Os desafios do futuro
Durante o evento, os palestrantes abordaram a passagem do tempo e destacaram que o futuro começa agora, enfatizando a importância de refletir sobre o papel do psicólogo nos próximos anos e como se preparar para os desafios emergentes. Nesse contexto, o psicólogo e pastor Marenos Schmidt apresentou a primeira palestra, que ofereceu uma visão aprofundada sobre os focos do futuro.
A segunda palestra foi conduzida por Wagner Cursino, formado em Sistemas de Informação pelo UNASP. Com 20 anos de experiência na International Business Machines Corporation (IBM Brasil), Cursino aprofundou seus conhecimentos em Inteligência Artificial. Ele abordou a aplicação da IA na psicologia, destacando como essa tecnologia pode transformar a prática da profissão. Além disso, explicou como as ferramentas podem auxiliar os profissionais na análise de dados e facilitação da comunicação com o público.
Entre os exemplos práticos mencionados, ele destacou o uso de chatbots – softwares baseado em uma Inteligência Artificial capaz de manter uma conversa em tempo real – como suporte aos psicólogos, ferramentas para análise de sentimentos e a conversão de conteúdos em múltiplos idiomas. A apresentação enfatizou que, além de acelerar a pesquisa e tratamento, a IA oferece recursos para a criação e interpretação de conteúdos, mas também apresenta desafios, como a necessidade de supervisão humana e a adaptação a novas tecnologias.
Nilson Júnior, psicólogo e gerente de Recursos Humanos na empresa EMS, palestrou sobre os novos desafios do psicólogo organizacional no mercado de trabalho. Dentro desse tema, discutiu as novas tendências de mercado, sua diversidade e a influência da intergeracionalidade. “As tendências de mercado estão mudando e o profissional do futuro é aquele que tem alta adaptabilidade, entendimento das práticas tecnológicas e criatividade no contexto organizacional”, acrescenta.
Aprendizados para o futuro
A programação ressaltou a importância da psicologia na sociedade atual, especialmente para o desenvolvimento saudável da sociedade. Kátia Alberto, psicóloga, doutora em doenças crônicas e professora do curso de Psicologia, ressaltou que profissionais capacitados, com boa escuta e empatia, são essenciais para enfrentar os desafios da área. “Eventos como esse são cruciais para a formação dos alunos. Eles oferecem conteúdo atualizado e de qualidade, além de promover a interação entre turmas e professores, preparando-os para o futuro da profissão”, pontua.
Atualmente, os profissionais da área enfrentam desafios, como a crescente demanda por serviços de saúde mental, a necessidade de adaptação às inovações e a superação do estigma que tenta desencorajar a busca por tratamento. Segundo Edna Neves, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Psicologia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a orientação acadêmica e profissional é essencial para garantir que os futuros psicólogos estejam preparados para atuar de forma eficaz e ética em um campo de constante evolução.
Lana Dourado, aluna do oitavo semestre do curso, conta que sua experiência no evento foi enriquecedora. “A programação estava bem diversificada e ofereceu uma nova visão sobre as práticas e tendências atuais na psicologia”, relata. Para ela, essas iniciativas do curso proporcionam aos alunos acesso a novas pesquisas, técnicas e tendências da área, o que atualiza e expande os conhecimentos teóricos e práticos dos futuros profissionais.
“Esses eventos oferecem oportunidades de troca de experiências, o que enriquece a perspectiva individual e fortalece nossa rede de contatos. Participar desses projetos nos ajuda a refletir sobre a prática profissional e a aprimorar nossas habilidades”, acrescenta.