Cultura e Ciência

UNASP sedia Primeiro Congresso Internacional de Arqueologia e Ciências Bíblicas

O evento contou com pesquisas científicas, atividades culturais e novos lançamentos.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

O Primeiro Congresso Internacional de Arqueologia e Ciências Bíblicas (CIACB) reuniu mais de 800 pessoas no UNASP campus Engenheiro Coelho. Em parceria com a Andrews University, o evento uniu ciência e religião ao apresentar trabalhos científicos para compreender melhor o texto bíblico, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

O encontro contou com palestrantes brasileiros e internacionais, além de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e entusiastas das áreas de arqueologia e ciências bíblicas.

O evento reuniu mais de 800 pessoas de diversos países. Foto: AICOM

Fé e ciência

O evento teve como foco principal explorar temas relacionados à história, narrativa e cultura da Bíblia. “O papel da arqueologia é ajudar a confirmar que algumas histórias da Bíblia aconteceram e nos aproximar daquele tempo que ficou na poeira da história”, explica Rodrigo Silva, doutor em arqueologia e diretor do Museu de Arqueologia Bíblica (MAB).

A curadora do MAB, doutora Carina Prestes, ressalta que as descobertas arqueológicas desempenham um papel fundamental na compreensão dos textos bíblicos. Por isso, é essencial que as pessoas se equiparem a essas ferramentas para aprofundar seu entendimento.

Para isso, além das palestras, o congresso ofereceu momentos práticos, com simulações e demonstrações de técnicas arqueológicas. “Estou participando desse evento para assistir as palestras, adquirir mais conhecimento e acompanhar colegas que estão desenvolvendo pesquisas”, conta Yohanan Moraes, judeu e ex-aluno de Rodrigo.

O congresso teve palestras, momentos práticos e apresentações de trabalhos. Foto: AICOM

Um dos participantes do evento, Wagner Pedercole, viajou de Bebedouro, São Paulo, para acompanhar de perto as plenárias e as atividades culturais. “É gratificante ver que, com os achados arqueológicos, muito do que temos na Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, se sustenta historicamente. Isso mostra que ciência e fé podem andar juntas, que é uma fé racional”, relata o cristão protestante.

Integração cultural e acadêmica

Durante os cinco dias de programação, houve o lançamento de uma Bíblia de Estudos Arqueológicos, pela Casa Publicadora Brasileira (CPB), e de um jogo desenvolvido pela SavePoint em parceria com o MAB. A programação também incluiu uma cerimônia especial de Kabalat Shabat, tradicional celebração judaica de recepção do sábado, integrando elementos culturais e religiosos ao evento científico.

Celebrando o judaísmo, o evento foi finalizado com uma cerimônia de Kabalat Shabat. Foto: AICOM

Diante do sucesso desta primeira edição, os organizadores já confirmaram a realização do congresso no próximo ano. “O objetivo é espalhar o conhecimento da palavra de Deus dentro de um formato acadêmico, sério e, ao mesmo tempo, com um compromisso teológico”, revela Rodrigo. 

O CIACB consolida o UNASP como um centro de referência em estudos arqueológicos e bíblicos na América do Sul, promovendo o diálogo entre ciência e fé por meio de pesquisas acadêmicas.

Veja mais