Acontece no UNASP

Cursos de Letras e Tradutor do UNASP campus Engenheiro Coelho promovem semana acadêmica

Alunos foram levados a refletir sobre o papel desempenhado pela inteligência artificial na educação.

Texto: Késia Grigoletto | Edição: Victor Bernardo

A Semana Especial de Letras e Tradutor, realizada entre os dias 4 e 7 de novembro, abordou o tema “Educação e tradução em tempos de Inteligência Artificial”. O evento contou com palestras que abordaram questionamentos sobre a adaptação profissional em uma era em que a tecnologia se faz tão presente e praticamente indispensável no dia a dia. 

As palestras foram ministradas pelos próprios docentes dos cursos, que trataram sobre o mesmo assunto, contudo abordando diferentes perspectivas e pontos de vista. A doutora Ana Schaffer, fundadora dos cursos, também esteve presente. 

Professores e alunos dos cursos de Letras e Tradutor trocaram experiências na semana acadêmica. Foto: AICOM

Experiências pra vida

Eventos como esses proporcionam um crescimento profissional muito significativo aos alunos, como relata a estudante de letras Lourrany dos Anjos, “para o nosso desenvolvimento como profissionais foi uma semana relevante, porque nos ofereceu uma visão mais ampla sobre o mercado e as tendências. Então, temas como IA e educação nos mostraram que a tecnologia está remodelando o ensino, e que precisamos acompanhar isso de perto”. 

A 25°semana acadêmica teve também como objetivo comemorar a nota máxima dada pelo MEC aos cursos. “Participar pela última vez como aluna foi um prazer, ver e ouvir meus professores tão queridos sempre será uma honra, é uma oportunidade maravilhosa poder absorver seus ensinamentos. A melhor parte dessa semana acadêmica foi também poder participar da comemoração pelas cinco estrelas que pontuamos na avaliação do MEC  ao nosso curso”, conclui a formanda Elise Lopes. 

Gratidão e reconhecimento

Para Creriane Lima, atual coordenadora e ex-aluna dos cursos, o sentimento de satisfação é o que define esse momento tão marcante e especial. “Viver tudo isso é uma emoção muito grande. Eu reconheço que esse curso recebeu essas notas, não pela minha atuação, estou na coordenação há apenas sete anos, isso não aconteceu de sete anos pra cá, esse departamento está construindo seu legado há mais de 30 anos”, celebra Creriane. 

“O meu sentimento é de gratidão a Deus, gratidão à instituição, que também está preparada para oferecer uma nota 5 para os seus alunos. Quero agradecer também aos meus ex- professores e ex-coordenadores que aqui me formaram e que vieram antes de mim e que nos trouxeram até aqui”, finaliza Creriane.

O foco das palestras foi a presença da IA na profissão. Foto: AICOM

Veja mais