Notas Formatura

UNASP forma arquitetos em São Paulo com grandes expectativas para o futuro profissional

Alunos e professores comemoram a conquista e se emocionam em discursos.

Texto: Gabrielle Ramos | Edição: Victor Bernardo

O UNASP campus São Paulo celebrou, neste domingo (15), a formatura dos mais novos arquitetos. O evento reuniu os alunos formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo, familiares e professores que fizeram parte da jornada acadêmica. A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e celebração das conquistas alcançadas.

UNASP forma arquitetos em São Paulo com grandes expectativas para o futuro profissional

A coordenadora do curso, professora Cleide Doerner, comemora com entusiasmo a formatura de mais uma turma. “Isso representa mais do que apenas o encerramento de uma etapa acadêmica, é a culminação de uma jornada que reflete a missão e os valores do curso”, destaca.

Após a entrada dos alunos formandos dos cursos de Arquitetura, Biologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Psicologia, os oradores de cada turma realizaram seus discursos. 

Andreia Araújo, oradora de Arquitetura e Urbanismo, emocionou-se ao agradecer a Deus, aos familiares e professores pelo apoio na jornada acadêmica.”Lembremos que a arquitetura não é apenas uma profissão, mas sim uma arte que transforma vidas e que transforma o espaço em lugar”, disse.

Caminhada de sucesso

A formanda Suzana Silvestre sempre soube que queria seguir uma carreira que unisse criatividade e arte. Durante o Ensino Médio, descobriu sua vocação para Arquitetura e Urbanismo, mas ingressar na faculdade não foi uma tarefa fácil. Após diversas tentativas, ingressou no UNASP por meio do SISU.

Durante os anos de estudo, a estudante enfrentou longos deslocamentos pela cidade de São Paulo, conciliando trabalho e estudos em regiões opostas da metrópole. “Cheguei aqui pra poder responder pra minha mãe assim que saí da minha banca essa semana: “mãe, sua filha é arquiteta!”, compartilha.

A doutora Gabriela Abraços, paraninfa da turma, acompanhou de perto o desenvolvimento dos alunos desde o primeiro ano da faculdade e observou os desafios enfrentados por muitos, especialmente na conciliação entre trabalho e estudos. “Chegaram no curso muito tímidos e aos poucos foram crescendo, ampliando horizontes,  aprendendo e adquirindo habilidades e autoconfiança”, explica a professora.

Esse contexto, aliado à ausência de princípios cristãos em sua antiga faculdade, levou Eliane Menezes a buscar uma transferência. Dali em diante ingressei no UNASP e senti que foi a melhor escolha que eu fiz. Encerro um ciclo com a certeza de que apesar das dificuldades foram 5 anos inesquecíveis”, garante.

As alunas ressaltam que as aulas, o contato próximo com os professores, os princípios cristãos e a excelência no ensino, mantida mesmo diante dos desafios da pandemia, foram elementos fundamentais na construção de suas trajetórias acadêmicas.

Por isso, a formatura simboliza a realização dessa jornada. “Representa o pódio de uma conquista diária pelo sonho da profissão”, expõe a paraninfa.

Expectativa para o futuro

Quanto às expectativas para os futuros profissionais, a coordenadora enfatiza a importância de utilizar a formação como uma ferramenta para promover qualidade de vida e adaptar o ambiente construído às demandas sociais e ambientais. 

Pensando nisso, Eliane já planeja investir em uma pós-graduação e está empolgada para ingressar no mercado de trabalho.“Aprendi muito e me sinto preparada para enfrentar as oportunidades que o futuro reserva”, afirma.

Com isso em mente, Andreia encerrou o discurso destacando o poder que os futuros arquitetos possuem para transformar o mundo. “Hoje, celebramos não apenas a conclusão de uma etapa, mas também o início de uma nova jornada”, ressalta.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais