Profissão e Mercado

Semana de Arquitetura e Urbanismo promove experiências sustentáveis aos alunos

Além da presença de profissionais convidados, a coordenação contou com a participação dos alunos desde a idealização do evento.

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

A décima Semana de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, campus Engenheiro Coelho, intitulada Técnicas Construtivas, proporcionou aos alunos experiências e palestras ligadas à sustentabilidade. O evento ocorreu do dia 7 a 10 de novembro e fechou a programação com um luau e homenagens na quinta-feira (10).

Semana de Arquitetura promoveu diversas atividades para os alunos.
Semana de Arquitetura promoveu diversas atividades para os alunos. Foto: Aicom

Os alunos de Arquitetura já consideram essa semana uma tradição do curso, contudo, mesmo sendo comum aos estudantes, todos os anos as palestras e oficinas trazem novidades para dentro e fora da sala de aula.

A coordenadora do curso, Jussara Bauermann, explica que nem todos os métodos construtivos são abordados em sala, sobretudo os não convencionais, e o objetivo da programação foi apresentar esses métodos aos estudantes. “O evento da semana colabora com o enriquecimento do futuro profissional, visto que oportuniza trazer palestrantes externos para abordar temáticas que foram escolhidas pelos próprios alunos”, acrescenta a coordenadora.

Além do aprendizado técnico, um evento que une os diferentes semestres do curso “propicia uma interação maior entre os discentes com os de outros semestres e com todos os docentes”, explica Jussara.

Dentre todas as palestras e workshops oferecidos aos alunos, um dos que mais fez sucesso foi a Oficina de Taipa e Tinta em Mão, oferecida pela arquiteta Rosana Soares. A aluna Crisely Dutra de Freitas, do quarto ano, foi uma das participantes.

“Eu gostei muito de ter participado do workshop de taipa de mão e do workshop sobre construção de madeira onde fizemos um duomo”, afirma Crisely e acrescenta: “eventos assim ajudam a desenvolvermos mais o nosso conhecimento sobre assuntos que não aprofundamos nas disciplinas do curso.”

A participação dos alunos

O diferencial dessa Semana de Arquitetura e Urbanismo do UNASP foi que, além de oferecer atividades para que os alunos participassem, os próprios alunos do curso tiveram a oportunidade de atuar ativamente no planejamento da programação. Esse foi o caso de Ellisha de Sousa, estudante do terceiro ano.

Junto à equipe de organização, Ellisha foi uma representante dos interesses dos demais alunos, ajudando desde a escolha das atividades até o contato com os convidados. “Foi uma experiência incrível trabalhar organizando esse evento, não posso negar que foi muito cansativo, mas valeu muito o esforço e os feedbacks positivos só reafirmaram esse sentimento”, comemora a estudante.

Assim como Crisely, Ellisha também gostou muito da Oficina de Taipa e Tinta em Mão, mas aproveitou ainda mais a festa de encerramento. “Tivemos três Workshops e várias palestras, mas se fosse preciso escolher, os melhores momentos do evento foram quando colocamos ‘a mão na massa’ para criar uma parede de taipa e a nossa festa de encerramento, nosso luau com as premiações dos concursos, comidinhas, brinquedos e as  homenagens”, declara Ellisha.

Oficina de Taipa foi um dos destaques da programação. Foto: Aicom

Veja mais