Curso de Música promove trigésima segunda edição da Semana da Arte
Os alunos da faculdade e da ACARTE realizaram apresentações e ampliaram seus conhecimentos sobre as regiões brasileiras.
Texto: Nátaly Nunes | Edição: Gabrielle Ramos
O curso de Música do UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou a trigésima segunda edição da Semana da Arte com a temática das regiões do Brasil. Entre os dias 21 e 27 de setembro, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, recitais e participar de oficinas e palestras com convidados especiais. Além disso, em parceria, alunos da Academia Adventista de Arte (ACARTE) também integraram a programação em alguns períodos.

Para o coordenador do curso, professor Samuel Krähenbühl, esse momento é extremamente importante porque os estudantes assumem um papel de protagonismo e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ao final da semana, os alunos se sentem renovados e realizados com a oportunidade de fazer a diferença à comunidade”, diz.
Ryan Jhaimes está cursando o último ano de música e conta que esses momentos contribuem bastante porque além de escutar os palestrantes e poder apreciar as apresentações musicais, também tem a oportunidade de participar ativamente dos recitais. “Isso é muito interessante pro curso de música, porque a parte parte teórica sem a parte prática não vale de nada na música”, ressalta.
O professor e diretor da ACARTE, Claudio Silva, comenta que o objetivo central da Semana da Arte é proporcionar um espaço de expressão artística e cultural. Isso faz deste espaço um local de integração entre os alunos do curso de música, da academia, dos professores e da comunidade. “Além de valorizar o talento e a criatividade, o evento busca ampliar a formação dos alunos, conectando a prática acadêmica à experiência real de palco, à temática estabelecida, público e vivência artística”, acrescenta.
Identidade cultural na Semana da Arte
O tema da semana especial foi “Arte, cultura e folclore brasileiro”. Cada turma ficou responsável pela exposição de alguma região. Os alunos formandos representaram na segunda-feira (22) a região norte do Brasil, por meio de uma apresentação oral sobre cultura, música, folclore, além da degustação de comidas típicas. Já na quarta-feira (24), apresentaram uma mostra musical dos alunos. Ryan participou tocando flauta transversal acompanhado de um colega no piano.
Na terça-feira, os alunos do terceiro ano apresentaram seminários sobre a região nordeste e um recital do quarteto de cordas. Já na quarta-feira foi a vez do segundo ano falar sobre a região centro-oeste. Intercalado a isso, durante as noites, os alunos e professores da ACARTE realizaram recitais também abertos ao público.
O aluno do quarto semestre, Jacques Sena, conta que gostou muito da Semana da Arte, os seus momentos favoritos foram as apresentações dos professores e do quarteto de cordas. “Esse evento me ajudou a apreciar melhor a arte e também conhecer mais um pouco sobre as outras regiões do Brasil, regiões que eu não conheço muito bem”, diz.
Além da parte musical, o curso promoveu um workshop na sexta-feira com a presença do Thiago Lobo, chefe de arte e ilustração da maior organização de publicações da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Durante este momento, o público pôde aprender um pouco mais sobre arte gráfica e como se expressar artisticamente através de outros formatos. Por fim, nos dois cultos do sábado pela manhã, os alunos fizeram suas últimas apresentações por meio do coral do curso de Música e da orquestra.
O professor Cláudio encerra explicando a importância dos alunos pausarem um pouco a rotina e desfrutarem desses momentos. “Participar da Semana de Arte possibilita experiência, enriquece sua formação acadêmica e humana, fortalecendo a identidade cultural e incentivando a continuidade de sua trajetória artística”, finaliza.


