UNASP e Andrews University desenham novo Programa de Liderança
Parceria prevê mestrado, doutorado e o inédito PhD em Liderança no Brasil, ampliando a formação de líderes para a Igreja Adventista.
Texto: Victor Bernardo
O UNASP visitou, nos dias 29 e 30 de setembro, a Andrews University, em Michigan, nos Estados Unidos. O encontro teve o objetivo de reformular o Programa de Liderança, que há mais de 15 anos é promovido numa parceria entre as duas instituições. A iniciativa amplia as possibilidades de formação de líderes adventistas, oferecendo mestrado, doutorado e, pela primeira vez no Brasil, um PhD em Liderança.

O pró-reitor de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Executiva do UNASP, Luis Henrique dos Santos, explicou que o programa se torna mais local, oferecendo uma melhor adaptação ao contexto sul-americano. “Esse, que já era um excelente programa acadêmico, agora tem todos os recursos para se tornar, também, um excelente canal de formação contextualizada de lideranças locais, ainda mantendo o diferencial de duas certificações: uma nacional, pelo UNASP, e a americana, pela Andrews”, destacou Luis Henrique.
Detalhes da parceria
O encontro contou com a participação do professor Luis Henrique representando o UNASP, e diversos representantes da Andrews University: doutor Jay Brand, diretor do Programa de Liderança; doutora Alayne Thorp, pró-reitora para Educação e Programas Internacionais; doutora Jannet Ledesma, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Liderança; e doutor Wagner Kuhn, Chief Academic Officer da instituição.
A partir de 2026, o programa passa por importantes atualizações:
- Mais professores locais: além dos docentes da Andrews, professores da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista irão ministrar disciplinas, oferecendo contextualização e aplicabilidade à realidade de liderança na América do Sul.
- Atividades práticas: serão implementadas atividades entre os módulos (realizados em janeiro e julho) para que cada aluno, que já atua como líder na igreja, conecte os aprendizados teóricos à sua prática profissional.
- Inédito PhD em Liderança no Brasil: além do doutorado americano já oferecido, o programa passa a oferecer o PhD, que proporciona aprofundamento acadêmico e teórico ainda maior, trazendo ao país uma oportunidade de formação de excelência inédita.
O programa prevê a abertura de 100 vagas, e será lançado oficialmente em 15 de novembro, durante o Concílio de Líderes da Divisão Sul-Americana. A abertura de matrículas está prevista para fevereiro de 2026, com início das aulas programado para final de junho de 2026.
A proposta busca atender às necessidades crescentes de formação acadêmica e espiritual de líderes adventistas, unindo a tradição acadêmica da Andrews University e do UNASP, além da experiência da instituição na realidade sul-americana.
Sobre a Andrews University
Fundada em 1874, em Michigan, EUA, a Andrews University é a principal universidade adventista do mundo e recebe estudantes de mais de 100 países. Reconhecida por sua diversidade cultural, excelência acadêmica e compromisso em integrar fé, conhecimento e serviço, a instituição tem como missão buscar conhecimento, afirmar fé e mudar o mundo.
Ao longo de sua história, a Andrews se consolidou como referência internacional em ensino superior e pesquisa, especialmente em áreas ligadas à liderança, educação, teologia e missiologia. A experiência acumulada nessas áreas contribui para a formação de líderes que atuam não apenas na Igreja Adventista, mas também em diferentes contextos sociais e profissionais ao redor do mundo.
A parceria com o UNASP amplia esse alcance e fortalece a missão compartilhada de preparar líderes comprometidos com a transformação espiritual e social. Ao trazer para o Brasil o inédito PhD em Liderança, a Andrews une sua tradição acadêmica global à vivência prática e regional do UNASP, respondendo às necessidades específicas da América do Sul e da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista.
A cooperação entre a Andrews e o UNASP se estabelece como um movimento estratégico para o futuro da liderança adventista, reafirmando o papel de ambas as instituições na formação de profissionais capazes de servir à Igreja e à sociedade com excelência.