Concerto celebra 110 anos do UNASP e legado de Williams Costa Júnior
Evento realizado no campus São Paulo reuniu cantores da Gravadora Novo Tempo e contou a trajetória da música adventista.
Texto: Gabrielle Ramos
A comemoração pelos 110 anos do UNASP segue repleta de música e homenagens. Neste domingo (26), o campus São Paulo recebeu o concerto “Histórias” com Williams Costa Júnior, um especial dedicado à jornada do compositor, cantor, professor, maestro e pastor. O evento destacou como a contribuição dele influenciou outros grupos e cantores ao longo de sua trajetória.

A programação contou com mais de 15 músicas, além da participação de cantores da Gravadora Novo Tempo e do UNASP, como Weslley Fonseca, Riane Junqueira, Michely Manuely, Sonete, John e Andreia, Joyce Carnassale e Fellype Macedo.
Afonso Ligório Cardoso, diretor geral do UNASP campus São Paulo, afirma que a trajetória marcante de Williams Costa Júnior reflete o amor de Deus aliado ao talento musical. Por esta razão, é fundamental preservar essa memória, a qual fortalece as pessoas na fé.
Celebração que une gerações
O projeto teve sua primeira gravação em 2019, no UNASP campus Engenheiro Coelho, e, em março deste ano, ganhou uma nova edição nos estúdios da gravadora Novo Tempo. No dia 31 deste mês, será lançado oficialmente em sua versão completa, que reúne gravações realizadas em três locações diferentes. A produção celebra a união de diversas gerações de cantores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e conta com participações especiais, como a da cantora Alessandra Samadello.
Durante o concerto, Williams Costa Júnior expressou, em uma de suas falas, a alegria por Deus lhe ter concedido o privilégio, ao longo de sua vida, de compor tantas músicas e realizar inúmeros eventos. Ele ressaltou que sentia-se grato por poder celebrar com todos os presentes algo que não é dele, mas sim, fruto da inspiração do Senhor.
Dentre as músicas cantadas estavam os clássicos “Salmo 23”,“O Amor Jamais Acaba”, “Discípulo Teu” e “Mãos”. A programação também apresentou relatos de pessoas que foram influenciadas pelo trabalho do maestro, como o pastor Bullón.
Sonete Costa, cantora e esposa do maestro, conta que, ao se casarem muito jovens, jamais poderiam imaginar tudo o que Deus faria. Ela afirma que hoje se sente profundamente feliz, não pelo reconhecimento das pessoas, mas porque, mesmo considerando-se indigna, Deus também a capacitou para tocar e alcançar pessoas por meio da música.
Estudante do UNASP na época em que se chamava IAE, Márcia Pimentel Guedes conta que o momento que mais a marcou durante a programação foi a música “Pedras”, pois a trouxe lembranças de um congresso que participou há dez anos. “Assistir a este concerto é reviver momentos inesquecíveis no UNASP”, compartilha.
Para Andreia Leal, cantora da gravadora Novo Tempo, receber o convite para participar do concerto diretamente do pastor Williams Costa Júnior foi um privilégio. Ela conta que, desde que começou a frequentar a igreja na infância, essas músicas foram as primeiras com as quais teve contato, o que despertou lembranças nostálgicas.
Talento e chamado
Williams Costa Júnior possui uma formação musical e acadêmica diversificada. É graduado em Piano e Música, bacharel em Composição e Regência e mestre em Artes pela Andrews University. Também formou-se em Teologia pelo UNASP campus Engenheiro Coelho e foi líder mundial de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia por 15 anos.
Sonete conta que o UNASP teve um papel muito importante na vida do casal, pois, além de trabalharem nos campi, também se casaram no campus Hortolândia .“Quase metade da nossa vida foi vivida entre os campi do UNASP. Conhecemos pessoas que se tornaram amizades para a vida toda, que jamais esquecemos”, lembra.
O maestro explica que o concerto buscou inspirar e motivar as pessoas. “Eu não me sinto digno. Não fazemos isso por carreira artística, mas por ministério, por um chamado para servir e ajudar as pessoas a conservarem a esperança até a volta de Jesus”, afirma.
Em 2019, o maestro e pastor recebeu uma homenagem especial com uma placa, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a integração do Ensino Superior Adventista em São Paulo. Esse reconhecimento se deve aos diversos projetos que ele idealizou, como o Grande Coro, orquestras, bandas, corais, entre outros. Hoje, ele se sente grato ao ver que a semente que plantou deu frutos.
110 anos do UNASP
O concerto faz parte das comemorações pelos 110 anos do UNASP. Ao longo do ano, o campus São Paulo realizou diversas atividades especiais, como o culto de aniversário e um desfile histórico, que marcaram essa celebração tão significativa.