Cultura e Ciência

UNASP participa da primeira Bienal de Comunicação Adventista

Os professores da instituição reforçaram o compromisso de unir tecnologia, propósito e serviço cristão.

Texto: Késia Grigoletto e Sâmela Lima | Edição: Gabrielle Ramos

O UNASP participou da primeira Bienal de Comunicação Adventista, realizada na Montemorelos University entre os dias 29 e 30 de outubro. Além de destacar o protagonismo acadêmico, os representantes da instituição conduziram debates sobre os papeis do ensino e da missão na área comunicacional, e promoveram diálogos que integraram temas como fé e tecnologia.

A diretora de Comunicação da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), Alyssa Truman, também esteve presente na Bienal. Foto: PULSO

Participação do UNASP

Na Bienal de Comunicação Adventista, representantes do UNASP estiveram presentes em debates, palestras, mesas e painéis. A coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo do campus Engenheiro Coelho, Sâmela Lima, palestrou sobre os novos desafios da formação em comunicação diante da cultura algorítmica e como esses fatores podem refletir na ética, na espiritualidade e no propósito missionário dentro do ambiente digital.  

O Pró-Reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Allan Novaes, falou sobre como inovar a partir dos princípios bíblicos em meio a identidade institucional adventista. A palestra destacou a correlação entre criatividade, fé e relevância social ao abordar que a inovação não é apenas tecnológica, mas também, espiritual e missional. 

O UNASP também participou das mesas de trabalho que promoveram importantes discussões ao longo do evento. Nesses espaços, os professores da instituição coordenaram discussões que resultaram na elaboração de propostas para integrar ensino, pesquisa e missão. 

A participante Mariela Espejo, formada em Jornalismo pelo UNASP e mestre na área de Administração e Marketing pela Montemorelos University, conta que sua trajetória profissional tem sido profundamente marcada pela filosofia educativa da educação adventista. “A visão e a trajetória profissional e acadêmica dos meus professores do UNASP me deram bases sólidas para ser uma profissional capaz de construir pontes com diferentes audiências, que propõe soluções criativas e eficientes, e olha ao seu redor com pensamento crítico”, comenta a ex-aluna. 

Além disso, o UNASP foi destacado como referência para práticas em mentoria, estágios e extensão, além de se consolidar como um importante incentivador para que os alunos se envolvam em projetos missionários e institucionais. 

Comunicação e missão

A Bienal de Comunicação Adventista também promoveu discussões sobre o papel essencial da comunicação no cumprimento da missão e na disseminação da filosofia da fé adventista ao redor do mundo. Nesse contexto, reforçou-se a relevância da contribuição acadêmica para capacitar pessoas a utilizarem esta ferramenta de forma intencional e alinhada a esse propósito.

Dentro desse espectro o UNASP foi visto não apenas como um lugar envolvido com a missão, mas como um espaço estratégico para a formação e capacitação de missionários.

Líderes e docentes de comunicação de diversos países participaram da Bienal. Foto: PULSO

Relevância da Bienal de Comunicação

A Bienal de Comunicação Adventista é um marco para os cursos da área de Comunicação das instituições adventistas. “Acredito que estamos diante de uma oportunidade histórica de aproximar ainda mais a comunicação da Igreja das escolas de comunicação, unindo conteúdo, reflexão profunda e propostas concretas para fortalecer a missão que Cristo nos confiou”, declara o pastor Jorge Rampogna, líder para a comunicação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista. 

Já os alunos destacam que o evento foi enriquecedor, pois proporcionou novas vivências e abriu possibilidades profissionais que ampliaram a troca de ideias e valorizaram os temas discutidos. “⁠Fiquei por dentro dos ganhos, desafios e planos pro presente e futuro da educação em comunicação das nossas universidades e contribui com ideias que abram oportunidades para outros profissionais da área”, menciona Mariela Espejo.

Para Walter Melo, coordenador do Curso de Comunicação na Universidad Adventista Del Plata, na Argentina, o evento facilitou a articulação de novas estratégias para trabalhar de maneira conjunta as oportunidades que se apresentam durante o desenvolvimento profissional. “Considero que esta experiência gerará uma sinergia muito positiva para os estudantes, ao permitir a  identificação de novas possibilidades de vínculo e trabalho em rede”, conclui o docente. 

Veja mais