Acontece no UNASP

Alunos de Educação Física do UNASP apresentam artigos em congresso internacional

A instituição foi uma das poucas representantes do ensino privado no evento.

Texto: Gabrielle Ramos

O curso de Educação Física do UNASP campus Hortolândia participou do congresso internacional “Education, Sports and Cultural-Historical Theory”, o mais importante do Brasil na área, realizado na Unesp, em Rio Claro. Nos dias 1 e 2 de outubro, os estudantes apresentaram relatos de experiência sobre as vivências em projetos de extensão que resultaram na publicação de artigos.

Na imagem, estão os alunos Vinicius Manoel, à esquerda, e Júlia Oliveira, à direita. Foto: Arquivo pessoal

A coordenadora do Programa de Atendimento aos Discentes (PROAD), Magda de Andrade, garante que o congresso é uma das experiências mais enriquecedoras da vida universitária e que certamente marcará a trajetória pessoal e profissional dos alunos. “Participar e agora acompanhar meus alunos nesse mesmo caminho é motivo de gratidão e emoção”, compartilha.

Artigos unem prática e impacto social

Ao todo, cinco alunos apresentaram três artigos, incluindo um Trabalho de Conclusão de Curso. Os temas abordaram atividades rítmicas no desenvolvimento infantil, práticas corporais na educação integral e a relação entre esportes de raquete e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A aluna Isabella Bodrini, do sexto semestre, conta que a ideia para o artigo surgiu ao perceber que o tema Ginástica Geral e Meio Ambiente não despertava tanto interesse entre seus alunos. Para tornar o conteúdo mais envolvente, propôs que cada estudante produzisse um caderno para reunir registros das aulas, desenhos, relatos das vivências e pequenas reflexões sobre as atividades. “Esses livrinhos foram o centro do projeto: uma forma de dar protagonismo aos alunos e mostrar que eles são capazes de produzir conhecimento”, explica.

O grupo responsável por um dos artigos atua há mais de um ano como voluntário em um projeto de extensão do UNASP voltado para atividades físicas com crianças com TEA. A partir dessa vivência, eles identificaram a oportunidade de introduzir esportes de raquete adaptando-os às necessidades das crianças atendidas.

Vinicius Manoel, autor do texto que serviu como TCC, explica que o artigo apresenta, de forma qualitativa, um relato de experiência sobre uma intervenção prática de quatro semanas. Nesse período, os universitários ensinaram modalidades como beach tennis, tênis, tênis de mesa e badminton a seis crianças e adolescentes. Além disso, o trabalho conta com embasamento científico em artigos que relacionam esses temas, o que confere credibilidade e sustentação acadêmica.

Já Emilly Marques, também estudante do sexto semestre, conta que, junto com uma colega, decidiu utilizar o ritmo como ferramenta para contribuir com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A atividade consistiu em distribuir balões que continham partes do corpo escritas ou desenhadas. Depois, os alunos precisavam estourá-los e criar um movimento utilizando a parte respectiva do corpo.

Entre as instituições participantes, o UNASP foi uma das poucas representações do ensino privado selecionadas para publicação. Os artigos foram incluídos nos Anais do Seminário de Formação, Esporte e Teoria Histórico-Cultural e também escolhidos para publicação na Motriz,  Revista de Educação Física da Unesp.

Para Vinicius, a experiência representou um grande motivo de orgulho. “Foi uma oportunidade valiosa para expor nossos aprendizados práticos, compartilhar os impactos positivos do nosso projeto de extensão e, acima de tudo, mostrar que o ensino superior privado também produz pesquisa e extensão de qualidade e com um forte compromisso social”, garante.

Troca de experiências sobre Educação Física

Além das apresentações, os alunos também tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio das práticas e reflexões compartilhadas nas mesas e sessões do congresso. “Percebi o quanto experiências simples do cotidiano escolar podem se transformar em trabalhos potentes quando são bem planejadas, registradas e analisadas”, comenta Isabella.

Vinicius e Emilly também destacam a organização do evento e a disposição dos participantes em compartilhar conhecimento. Para eles, essa troca foi especialmente gratificante e reafirmou a relevância e a vitalidade da área de Educação Física.

A coordenadora garante que esse momento representa muito mais do que a participação em um evento acadêmico, pois é uma oportunidade de crescimento, troca de experiências e fortalecimento do olhar crítico e sensível diante da profissão que os alunos escolheram. “Que esse seja apenas o início de muitas conquistas e descobertas!”, deseja.

Incentivo à pesquisa

Os alunos incentivam os colegas a se envolverem na pesquisa acadêmica. Vinicius destaca que muitos estudantes acreditam que apenas trabalhos com metodologias complexas têm valor, mas reforça que um relato de experiência bem fundamentado também é extremamente relevante. “É na prática que identificamos problemas reais e desenvolvemos soluções criativas, gerando conhecimento significativo”, afirma.

Outro ponto destacado por Emilly é a importância de não deixar as oportunidades passarem. Ela recomenda anotar ideias para colocá-las em prática no futuro e participar de todos os eventos possíveis, a fim de conhecer pessoas, criar contatos e trocar conhecimentos.

Além disso, Isabella ressalta a importância de ouvir e aceitar incentivos, como o que recebeu da professora Magda. “Às vezes, alguém enxerga potencial no nosso trabalho antes mesmo da gente, e isso abre portas importantes”, compartilha.

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