UNASP forma novos psicólogos cuidadosos com as demandas de saúde mental
64 formandos comemoraram as conquistas ao lado de familiares e amigos.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Thamires Mattos
O UNASP campus Engenheiro Coelho celebrou a formatura das turmas de Psicologia neste domingo (14). A cerimônia, realizada na Igreja do campus, reuniu os novos profissionais da saúde, seus familiares, amigos e professores que os acompanharam durante toda a trajetória, para celebrar este momento ímpar na vida profissional e acadêmica dos alunos.

Psicólogos formados pelo UNASP são comprometidos com questões urgentes à sociedade. Foto: AICOM
O vice-reitor de desenvolvimento estudantil e diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, realizou a abertura da solenidade. O orador da turma, Marcos Ribeiro, dirigiu um discurso emocionante aos seus colegas de classe. “Que a coragem nunca falte, que o afeto nunca se perca, que a nossa escuta seja ética, nossa prática comprometida e que nunca percamos o essencial: o cuidado com o outro e o cuidado com vocês também”, desejou.
“Hoje, vocês se formam psicólogas e psicólogos preparados tecnicamente, mas sobretudo humanos. Que vocês sigam atentos ao sofrimento humano, implicados com o cuidado e comprometidos com a atuação ética, responsável e sensíveis às vicissitudes da vida”, garantiu a paraninfa das turmas, Gessica Alves, em seu discurso aos novos psicólogos.
Mais um capítulo escrito na história
O coordenador do curso, doutor Hugo Damasceno, destaca que acompanhou essa turma no período da pandemia. O início do curso para esses alunos foi bastante desafiador e influente na permanência dos alunos no curso. “Graças a Deus e a toda a infraestrutura que o UNASP possui, os alunos optaram por continuar no curso. Foi uma experiência magnífica vê-los crescendo, amadurecendo sua intelectualidade e sua postura profissional”, lembra.
Essa postura também foi destacada por Sérgio Faria, que observou o crescimento da sua filha, a nova psicóloga Juliana Pazzaglini, durante o período da graduação, e pode acompanhar o desenvolvimento dela desde o ingresso na faculdade até a sua formatura. “Eu penso que a instituição tem muito a ver com isso também, porque está longe de casa, tem possibilidades de conviver com muitas coisas e muitas pessoas. Está saindo com muita bagagem, muito desenvolvida e tenho certeza que o futuro dela vai ser brilhante”, celebra.
Juliana destaca a Cerimônia do Jaleco como um dos momentos mais marcantes vividos no UNASP e diz que vai sentir falta dos amigos que se tornaram família. Ela compartilha que “os estágios, projetos e o trabalho pela bolsa ensinaram responsabilidade, ética e técnica. Aprendi a confiar mais em mim e a me abrir para oportunidades. Percebi que amadurecer também é aprender a se posicionar e entender que sempre existe um espaço para evoluir”.
Filha caçula do Sérgio, Juliana é a sua terceira filha a finalizar o Ensino Superior no UNASP, junto à Marcelo, formado em Teologia em 2019, e Lucas, que se tornou jornalista em 2024. “Eu sou muito apaixonado pelo UNASP e era um sonho da minha vida poder proporcionar isso para os meus filhos. E graças a Deus e graças à Instituição Adventista também, tive o privilégio de formar três filhos nesta instituição. O sentimento é de gratidão a Deus”, afirma.
“Ser a terceira filha a se formar aqui me deixa ainda mais orgulhosa, porque eu e meus irmãos saímos do UNASP não só mais competentes para o mercado de trabalho, mas também mais preparados para a vida. É uma etapa que se encerra com o coração cheio e a certeza de que valeu a pena”, conclui Juliana.

A cerimônia ocorreu na Igreja do campus Engenheiro Coelho. Foto: AICOM
Etapa concluída com sucesso
Jadiel SIlva também é formando em Psicologia e o primeiro membro da família a concluir o Ensino Superior. Ele veio da Bahia para São Paulo com o objetivo de estudar e ficar mais perto da sua companheira, enfrentando o desafio de conciliar o trabalho com a faculdade. Ele comenta que “trabalhar o dia todo e ainda ter que ir para a faculdade e conseguir dar o mínimo de atenção possível para a esposa não foi uma tarefa fácil, sem contar que aos fins de semana eu não ia para a faculdade, mas tinha tanto pra estudar que ela vinha até mim”.
O novo psicólogo encerra esse ciclo com muita gratidão, orgulho de si por não ter desistido e motivação para continuar trilhando o caminho lindo que começou. “Nesses anos aprendi a olhar as pessoas além daquilo que elas demonstram ser através dos comportamentos, falas e sorrisos, aprendi a ver que existe um contexto. Aprendi também que é possível vencer um grande desafio quando há desejo, interesse e propósito”, ressalta, empolgado com a etapa.
A importância da formação de novos psicólogos
O coordenador destaca que “onde o ser humano está, a psicologia precisa acompanhá-lo”. Com essa prerrogativa, ele entende que o mercado está cada vez mais aquecido e que hoje o Brasil é o país que mais forma psicólogos no mundo e, não por acaso, o país também está entre os primeiros que mais sofrem com transtornos mentais. “Isso reflete um pouco do quanto é necessário esse profissional, o psicólogo, nos diferentes ramos da vida”, acredita.
Juliana também entende essa necessidade e compartilha que, durante a faculdade, o que mais a encantou foi perceber o impacto do trabalho psicológico na vida das pessoas. “Ajudar um paciente a se aproximar dos próprios valores, a se conhecer e a viver uma vida mais autêntica é transformador, participar desse processo é algo que me emociona”, afirma.
Com tanta responsabilidade para esses profissionais, o doutor Hugo alerta os novos psicólogos a cuidarem da própria saúde para conseguirem ajudar os outros. “Não deixem de se atualizar e de se especializar, mas que nesse processo, não deixem de olhar para si”, alerta o profissional com toda a sua experiência.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e suas famílias.