Notas Formatura

Alunos de Nutrição comemoram trajetória até a formatura

Pais e docentes se emocionam ao relembrar a trajetória dos formandos.

Texto: Príscilla Melo | Edição: Camylla Silva

O UNASP campus São Paulo comemora a formatura dos alunos de Nutrição e Gastronomia neste domingo (14). O evento foi realizado na igreja do campus e reuniu familiares e amigos dos formandos que acompanharam com emoção a cerimônia. 

A formatura marca o auge da trajetória acadêmica e celebra os anos de dedicação, desafios superados e muitas conquistas. O momento simboliza que os alunos estão prontos para iniciar a etapa profissional com responsabilidade, assumindo seu lugar como nutricionistas capazes de transformar realidades e promover a saúde. A cerimônia iniciou com a entrada dos componentes da mesa, seguidos dos professores e alunos. Homenagens foram feitas durante os discursos dos docentes e formandos, logo após, o juramento foi feito e os capelos jogados.

O Diretor de Extensão do UNASP, Everson Muckenberger, destacou a educação como sendo a redentora da sociedade e apelou aos alunos que levem o que aprenderam adiante. O Diretor do campus Afonso Cardoso, parabenizou os docentes por terem internalizado princípios humanos nos alunos.

Gratidão e orgulho

A coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Evellin Müller, ressalta que acompanhar os graduandos ao longo dos anos foi um dos maiores privilégios da docência. ‘‘Foi extremamente gratificante testemunhar a descoberta das diferentes áreas da Nutrição, o amadurecimento profissional e o crescimento humano de cada aluno. Mais do que ministrar aulas, pude desafiá-los com situações do cotidiano, incentivá-los à pesquisa e criar um ambiente em que suas diversas vivências se tornassem parte do processo formativo’’, destaca.

A professora Sabrina Viana que foi a paraninfa da turma, conta que sua memória mais especial com eles foi o acolhimento que recebeu dos alunos durante seu processo de adoecimento e recuperação. O convite para ser paraninfa veio durante a recuperação de Sabrina. ‘‘Dois sentimentos me resumem hoje, gratidão e orgulho. Gratidão por ter caminhado ao lado deles e aprendido tanto com suas histórias. E orgulho, um orgulho bonito, genuíno, de ver o quanto se dedicaram, se transformaram e se tornaram ainda mais íntegros e comprometidos. Tenho certeza de que a Nutrição está recebendo profissionais com coração, ética e cuidado’’, comemora.

Memórias que permanecerão

A formanda Tainá Franz declara que a Nutrição está em muitos lugares que muitas vezes não percebemos, desde o cuidado com a segurança alimentar de um restaurante até a prescrição adequada de uma dieta para um paciente hospitalizado. Ela enfatiza que o diferencial do ensino no UNASP está no acolhimento que ele proporciona. ‘‘Desde minha primeira visita ao campus, junto à coordenadora do curso, fui muito bem recebida. Desde o segurança da portaria da universidade, até os professores na sala de aula. Estes profissionais estavam sempre dispostos a nos ouvir, entender, e ajudar nesse processo’’, frisa. 

Tainá ainda descreve que uma de suas melhores memórias dos anos de curso foi o período de estágio, no qual conseguiu se aproximar de colegas que não tinha tanto contato e conhecer pessoas incríveis. Ela acrescenta que no estágio hospitalar todos se apoiavam nas correrias com os pacientes, e foram esses momentos que aproximaram a turma. Tainá afirma que parece que tudo passou muito rápido, mas ao mesmo tempo viveu momentos que não cabem em palavras. Além disso, ela diz se sentir pronta para as oportunidades que terá daqui pra frente. 

Marisilva, mãe de Tainá, relata que a filha sempre foi muito estudiosa, um motivo de grande orgulho e felicidade para a família inteira. ‘‘A Tainá estudou na rede Adventista de ensino desde os quatro anos, fazer Nutrição no UNASP nos deu a segurança de saber que ela estaria em boas mãos, em um curso bem avaliado, um campus bem equipado, ótimos professores e o cuidado religioso’’, salienta.

Assista a programação completa no Youtube ou se quiser, confira as fotos da cerimônia.

Veja mais