UNASP Ciência

Programa de Pós-Graduação em Educação do UNASP promove evento sobre produção científica qualificada

Palestras reuniram alunos, professores e pesquisadores em torno dos processos editoriais e das boas práticas na publicação acadêmica.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Raíssa Oliveira

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do UNASP campus Engenheiro Coelho realizou, na última quarta-feira (6), o evento “Produção Científica: Editoria e Inovação, Garantia de Qualidade na Produção e Boas Práticas”. O encontro aconteceu presencialmente no campus, reunindo alunos de mestrado e doutorado, professores das áreas de Educação, Teologia e Comunicação, além de pesquisadores interessados em compreender melhor os caminhos da publicação científica. 

A iniciativa faz parte das ações estratégicas do programa para fortalecer a formação dos discentes e ampliar a visibilidade acadêmica institucional. A programação contou com dois palestrantes da Editora Ibero-Americana de Educação, que atuam diretamente nos fluxos editoriais e na gestão da produção científica.

O editor Anderson Cruz abriu o evento com uma palestra sobre inovação na produção científica.

Bastidores da publicação acadêmica

A primeira palestra foi conduzida pelo doutor Anderson Cruz, fundador e editor da Editora Ibero-Americana, com o tema “Editoria e Inovação: Processos, Qualificação e Avaliação de Periódicos e Produção Científica”. Ao longo de aproximadamente uma hora, ele apresentou os elementos que estruturam o funcionamento dos periódicos científicos, os critérios de avaliação da produção acadêmica e os caminhos para a qualificação editorial no cenário atual da ciência. Anderson abordou ainda temas como ciência aberta, acesso aberto e submissão de artigos, com o objetivo de tornar mais transparente o que acontece nos bastidores de uma publicação.

Para ele, o evento teve um significado que vai além do técnico. “A educação tem que trazer liberdade e conhecimento”, afirmou, destacando a importância de que os alunos compreendam o processo de publicação científica como parte de sua formação.

Na sequência, Déborah Ramos, gestora de projetos editoriais da mesma editora, apresentou uma palestra sobre revisão textual. Ela destacou o papel da revisão técnica e linguística na consistência das publicações científicas e sua contribuição para a padronização, clareza e credibilidade dos textos acadêmicos. “Como não é muito abordada essa temática dentro das universidades em si, acho que as palestras têm uma grande importância para o meio acadêmico”, afirma. Déborah também explicou como funciona na prática o fluxo interno da editora, do recebimento dos artigos ao controle de prazos e colaboradores responsáveis pela revisão. “Acredito que este evento auxiliou a guiar melhor tanto professores e editores quanto os próprios alunos que estão produzindo os trabalhos”, disse.

Publicar como parte da missão acadêmica

A doutora Silvia Quadros, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do UNASP e uma das organizadoras do evento, explicou que a abertura do encontro a diferentes públicos foi uma escolha intencional. “Todos os professores que dão aula precisam publicar e o conhecimento científico precisa ser difundido”, pondera.

Silvia destacou que o programa já conta com um histórico sólido de publicações em periódicos de alto impacto, com artigos classificados em estratos A1 e A2 de acordo com os critérios da CAPES. A Revista de Gestão e Tecnologia Educacional (RGT), da Editora Ibero-Americana, foi mencionada como exemplo de periódico A1, a qual o programa mantém parceria. 

Para ela, saber os critérios adotados por revistas dessa relevância é um passo concreto para ampliar as possibilidades de publicação. “A importância é ter a oportunidade de saber sobre os critérios da revista e se informar quais são as boas práticas consideradas por ela para que possamos ter nossos artigos científicos publicados”, afirmou.

O evento reforça o compromisso do UNASP com a formação científica qualificada e aponta para o fortalecimento contínuo de sua produção acadêmica, tanto no âmbito do mestrado e doutorado em educação, quanto nas demais áreas do conhecimento da instituição.

Veja mais