Unasp é única instituição de ensino do Estado de São Paulo a ganhar prêmio em SET Universitário
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, não ficou de fora da lista dos vencedores. Na programação realizada na última quarta-feira, 28, a instituição foi a única premiada em todo o estado de São Paulo.
Texto: Ronaldo Pascoal
Há mais de duas décadas a Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio Grande do Sul, concede títulos acadêmicos para as instituições de ensino públicas e privadas no ramo da comunicação. Neste ano, a 29ª edição da Mostra Competitiva do SET Universitário premiou 45 categorias. Ao todo, foram inscritos mais de 1.300 trabalhos no país.
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, não ficou de fora da lista dos vencedores. Na programação realizada na última quarta-feira, 28, a instituição foi a única premiada em todo o estado de São Paulo. As categorias vencedoras foram: “Veículos de Comunicação Institucional e Organizacional”, com o vídeo institucional do curso de Jornalismo e “Jornalismo Digital”, com o projeto de mídia “Próxima Parada”. Incluindo essas duas premiações o curso de Jornalismo do Unasp-EC soma 23 prêmios ao longo de sua história.
A professora Karla Ehrenberg foi orientadora do trabalho vencedor na categoria “Jornalismo Digital” e define a premiação como orgulho. “A minha satisfação com esse prêmio é imensurável, pois ele demonstra que o trabalho realizado em sala de aula pode e deve expandir os muros da faculdade”, pontua. O ensaio “Próxima Parada” provoca uma reflexão sobre as relações humanas, o conhecimento social de cada um e o mundo em que vivemos. A professora ainda diz que, além da importância em confirmar o trabalho realizado, o prêmio também é especial por tratar de uma nova fase do jornalismo. “O trabalho mostra para quem ainda tem dúvidas que a internet é uma plataforma totalmente apta para receber conteúdos aprofundados e reflexivos”, afirma. A estudante Daniela Fernandes, uma das integrantes do grupo vencedor, não esconde a alegria em receber o prêmio. “Ganhar um prêmio cujo âmbito é nacional comprova que o corpo docente ao qual sempre tive acesso me proporcionou efeitos positivos na construção de minha carreira. Devo aos meus colegas de trabalho e a professora Karla Ehrenberg. Nosso esforço foi recompensado”, destaca.
Ruben Dargã, coordenador do curso de Jornalismo, defende que apesar dos problemas, o curso caminha na direção certa. “Trata-se do reconhecimento da qualidade externada pelo curso diante da sociedade acadêmica. Isso demonstra que não devemos nada às tradicionais escolas do jornalismo”, ressalta.
O aluno do curso de Rádio e TV, Guilherme Melo, participou da produção do vídeo institucional vencedor e fala sobre o prestígio em receber um prêmio ainda no segundo ano da faculdade. “Para mim é uma novidade, mas fico muito feliz. Agora ganhamos mais visibilidade na faculdade, sem contar que apesar de estarmos no segundo ano do curso, isso contribui muito para o nosso currículo”, declara. A sensação de Melo confirma a expectativa da professora. “Ter um prêmio como esse, reconhecido nacionalmente, agrega muito ao currículo dos alunos, apresentando-os como qualificados e capazes de realizar grandes feitos na profissão”, completa.
Este ano, o tema escolhido pela comissão organizadora do SET foi “Pra quem é louco pelo que faz” e teve por objetivo discutir a satisfação pessoal pela escolha feita por cada participante. Foram três dias de debates, oficinas e encontros com a participação de profissionais do país e do mundo. Você pode acompanhar a lista completa dos vencedores no site do evento.