Bilíngue do Colégio Unasp associa aprendizagem ao cotidiano
O novo idioma no Colégio Unasp é estimulado com atividades esportivas, jogos de aprendizagem, musicalização, além conversação O domínio do segundo idioma com a globalização deixou de ser diferencial de currículo para obrigação no mercado de trabalho. No Brasil, cerca de 5% da população fala uma segunda língua e apenas 3% apresenta fluência em inglês. […]
Texto: Thaís Fowler
O novo idioma no Colégio Unasp é estimulado com atividades esportivas, jogos de aprendizagem, musicalização, além conversação
O domínio do segundo idioma com a globalização deixou de ser diferencial de currículo para obrigação no mercado de trabalho. No Brasil, cerca de 5% da população fala uma segunda língua e apenas 3% apresenta fluência em inglês. Para preparar as futuras gerações para este cenário, o Colégio Unasp oferece ensino bilíngue para alunos nas séries iniciais, com interações lúdicas, diversificadas e aplicadas ao cotidiano. O programa é certificado internacionalmente pela International School.
A dúvida de quando começar a cursar uma escola de idiomas não é mais problemas para os alunos do Colégio Unasp. A segunda língua faz parte do currículo básico desde as séries iniciais e com o diferencial de ampliação através do programa bilíngue em tempo integral. Estudos divergem sobre a idade pra começar a aprender, por exemplo, o inglês, mas são unânimes sobre a maior possibilidade de aprendizagem ainda nos primeiros anos de vida da criança.
No programa bilíngue do Colégio Unasp, o ensino do inglês é associado a aprendizagem de outras áreas do conhecimento, como matemática, religião, artes, ciências, geografia e história, fortalecendo as oportunidades futuras da criança, como reforça a coordenadora do ensino bilíngue, Lilian Cardoso. “A criança que aprende outra língua, é mais criativa, tem mais facilidade para o raciocínio lógico, fala melhor, e visando o futuro ela terá mais oportunidades no mercado de trabalho”, comenta.
Dinâmica da aula
Visando o melhor aproveitamento da criança que participa bilíngue, o ensino é baseado em técnicas de conversação, desafios, dinâmicas, estimulo a fala e escrita básica. Para associar o novo idioma ao cotidiano das crianças, são estimuladas a atividades esportivas, como natação, jogos de aprendizagem e até musicalização. “Essa interação sala de aula e espaços diversificados é um dos grandes diferenciais do Colégio Unasp. Nosso ambiente é único e consegue ensinar com experiências que fortalecem o aprendizado do segundo idioma para crianças que estão começando sua trajetória acadêmica”, relata.
O êxito do projeto é acompanhado de professores com experiência e vivência internacional. “Nossos professores recebem formação continua, pela International School, sendo acompanhados em todo o processo de formação e seu desenvolvimento”, completa Lilian.
International School
Há quatro anos o Colégio Unasp fez parceria com a International School, considerada a melhor educação bilíngue no Brasil. Ensinando e ajudando os professores a desenvolverem o aprendizado de gramática, vocabulário e estruturas de maneira contextualizada e significativa para o aluno.
Para o consultor da International School, João Paulo Silva, o objetivo deste acompanhamento e monitoramento contínuo é a busca pela excelência de ensino, com resultados plenos para os alunos. com os professores. “Eu visito o Colégio todo mês, por dois dias, observando as aulas, conversando com os professores sobre os pontos positivos e discutindo os pontos de melhoria”, explica.
O ensino bilíngue é desenvolvido através da técnica Content an Language Integrated Learning (CLIL) que prioriza aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, trabalhando todas as áreas do conhecimento em inglês. No Colégio Unasp, isso acontece com o ensino de programação de jogos e robótica, além de projetos voltados para a comunidade. “Nós ensinamos o inglês de maneira duplamente contextualizada. Com conteúdo do dia-a-dia dos alunos desenvolvemos habilidades e competências como, trabalho em equipe, resiliência, raciocínio e pensamento crítico, argumentação e negociação”, concluí o consultor.