Doutora Rosana Alves dá palestra em aula magna do UNASP
A doutora Rosana Alves palestrou nas aulas magnas realizadas pelo UNASP nesta segunda-feira (02) para todos os alunos dos três campi.
Texto: Yasmin Medeiros
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) realizou na segunda-feira (02) aulas magnas de volta às aulas, com o tema “Faça a Sua História”, para todos os alunos dos três campi. As programações aconteceram no período da manhã e à noite e contaram com a presença de gestores, professores da instituição e também com a participação da doutora Rosana Alves, neurocientista, presidente do Neurogenesis Institute, nos Estados Unidos e curadora da Pós-Graduação em Neurociências do UNASP. A live atingiu uma média de público de 2.500 internautas que acompanharam ao vivo e chegou a mais de 16 mil visualizações do vídeo no canal.
Um dos objetivos do evento, além de transmitir informações relevantes sobre o novo semestre, é preparar os alunos para uma realidade pós-pandemia. Por isso, a doutora Rosana Alves apresentou ferramentas práticas e reflexões necessárias para que estes estudantes possam lidar com os desafios acadêmicos e pessoais nesse contexto. Além disso, a neurocientista também deu dicas sobre como manter uma boa saúde emocional frente à rotina acelerada de estudos.
Rosana defende a importância de temáticas como essa para um impacto positivo na vida dos alunos. Palestras assim “trazem a possibilidade, por exemplo, de se organizar pensamentos e rotinas e refletir sobre como temos tratado a nós mesmos”, comenta. Rosana Alves explica que o sentido da vida só é atingido quando o objetivo de alcançar os próprios alvos está em harmonia com o desejo de gerar algo significativo para os outros.
Paula Orling, aluna de Jornalismo do UNASP, que assistiu à Aula Magna, ressalta a relevância de assuntos como este no contexto do meio acadêmico. “Eu destaco duas partes que foram essenciais para mim: a primeira, a dica de intercalar o estudo focado nas atividades que eu, particularmente, gosto, com o objetivo de fazer o estudo render mais nos momentos de concentração”, enfatiza. Esta técnica de estudos, mencionada pela aluna, é conhecida como Pomodoro, e consiste em um método eficaz de gerenciamento de tempo. Paula finaliza dizendo que pontos como esse devem ser abordados, a fim de que os estudantes possam obter uma melhor experiência com os estudos.
Expectativas para o novo semestre
Martin Kuhn, reitor do UNASP, comenta sobre as expectativas para este novo semestre. “Queremos ensinar os alunos, promover experiências para a vida deles e contribuir no processo de formação profissional e do caráter de cada um. Esperamos desenvolver essa missão e terminar o ano celebrando as formaturas dos alunos concluintes e vendo o mundo superar o desafio da pandemia”, explica. O reitor enfatiza a alegria do retorno: “Estou muito feliz que estamos começando mais um semestre e visualizo o rosto de celebração, do senso de vitória de dever cumprido.”
Atitudes como essa reforçam o compromisso da instituição com o pleno desenvolvimento do seu corpo discente, o que, segundo o doutor, se relaciona com o poder transformador da educação. Dessa forma, esse apoio oferecido pelo UNASP é um dos seus diferenciais, uma vez que os estudantes podem contar com o auxílio e direcionamento de coordenadores, professores e gestores que se importam e investem no seu sucesso.
Conheça a Pós-Graduação em Formação Geral em Neurociências e aprofunde seus conhecimentos com uma das maiores referências na área.