"A começar em mim": Semana de Psicologia incentiva autocuidado
A semana especial foi organizada pela coordenação do curso, com palestras e dinâmicas sobre o tema.
Texto: Camilly Inacio | Edição: Ana Clara Silveira
A Semana de Psicologia, organizada pela coordenação do curso, trouxe palestras e dinâmicas especiais entre as turmas no UNASP campus Engenheiro Coelho. Realizada de 2 a 4 de outubro, o objetivo principal foi proporcionar um momento significativo de aprendizado e integração entre os alunos.
Importância da saúde mental dos psicólogos
O tema geral da semana foi “A Começar em Mim” para relembrar os alunos sobre a importância dos alunos cuidarem de si mesmos antes de se dedicarem ao cuidado de outras pessoas. As psicólogas Jamile Zinn e Rose Sônego, como palestrantes, trouxeram reflexões e práticas que orientaram os alunos no entendimento desses conceitos.
Sobre a importância da saúde mental dos profissionais, o coordenador do curso de Psicologia do UNASP campus Engenheiro Coelho, Hugo Damasceno, reforçou que a qualidade do serviço psicológico depende, além do conhecimento e capacitação, do estado mental do profissional. “Ao contribuirmos para o nosso próprio bem-estar e desenvolvimento profissional, estamos mais preparados para oferecer atendimento de qualidade a quem busca nossa ajuda”, informa.
Um olhar para a prática profissional
Outro aspecto abordado durante a programação foi o incentivo à prática profissional dos alunos após a formatura. De acordo com Damasceno, “o objetivo dessa semana é despertar ou mesmo potencializar nos alunos o olhar para a prática profissional, trazendo temas atuais para a prática que eles terão em clínica”.
A estudante Samantha Ramos compartilha que esse é o fim de um ciclo. “Esta semana marca o encerramento da minha jornada acadêmica, então tem sido especial e muito proveitosa. Tenho aprendido bastante com as palestras que abordaram temas tão importantes e atuais”, comemora.
Técnicas abordadas
A palestrante e psicóloga Rose Sônego é especializada em psicologia sistêmica, neurofeedback, EMDR e brainspotting, entre outros. Em sua exposição, ela abordou estratégias para o controle da ansiedade em provas, destacando a relação entre as emoções e o desempenho acadêmico. A psicóloga também falou sobre traumas presentes no ambiente acadêmico e a necessidade de uma comunidade mais acolhedora.
Uma das principais técnicas apresentadas pela profissional foi a técnica “Flash”, uma abordagem coletiva de reprocessamento de traumas, e a aplicabilidade da psicologia em contextos sociais diversos, não limitada ao ambiente clínico elitizado.
Rose afirmou que essa técnica é um trabalho social muito importante, pois pode ser utilizado em situações de emergência, como catástrofes e atentados. “Em pouco tempo conseguimos trabalhar o evento traumático com muitas pessoas de uma só vez, evitando o desenvolvimento de doenças psicossomáticas e transtornos por meio dessa intervenção precoce”, apontou a profissional.
Dinâmicas e integração entre os participantes
Recentemente avaliado com 5 estrelas pelo Ministério da Educação, o curso atualmente conta com cerca de 500 alunos. Devido ao grande número, as turmas são muito numerosas, dificultando que os alunos conheçam seus próprios colegas.
Pensando nisso, os semestres foram divididos por cores, para a realização de atividades avaliativas de maneira descontraída e divertida. Através dessas dinâmicas, os alunos puderam se integrar em um contato mais próximo entre eles e aplicando, na prática, alguns dos temas estudados em sala de aula.
Encerrando o evento com chave de ouro, a coordenação preparou um jantar de gala, oferecendo aos alunos a oportunidade de desfrutar de um momento especial de celebração. Além disso, a turma vencedora recebeu uma recompensa especial em reconhecimento ao seu empenho durante o evento.