ABJ completa 14 anos: conheça as principais conquistas da agência
Há exatos 14 anos surgia a Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ). De lá para cá foram muitos alunos, ideias e trabalhos desenvolvidos, esforço responsável por gerar conquistas que, no princípio, os idealizadores do projeto nem imaginavam alcançar. Os mais de 300 alunos que, em algum momento do curso, passaram pelo laboratório puderam desfrutar […]
Texto: Redação
Há exatos 14 anos surgia a Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ). De lá para cá foram muitos alunos, ideias e trabalhos desenvolvidos, esforço responsável por gerar conquistas que, no princípio, os idealizadores do projeto nem imaginavam alcançar. Os mais de 300 alunos que, em algum momento do curso, passaram pelo laboratório puderam desfrutar de uma estrutura completa e uma bagagem jornalística em sincronia com o mercado.
Segundo Ruben Holdorf, atual coordenador do curso de Jornalismo do Unasp-EC e fundador da ABJ, o principal objetivo da agência era, e ainda é, o de “oportunizar um espaço para o estagiário de Jornalismo praticar, ainda na academia, a profissão nos diversos cargos e funções”. Hoje, ao olhar para esses 14 anos, Holdorf se orgulha da trajetória bem-sucedida do laboratório e utiliza o envolvimento de toda a equipe para justificar o sucesso do projeto.
“Se os professores não vestirem a camisa e não acreditarem nos resultados, a agência não sobreviverá”, analisa o coordenador. E, ao que parece, muita gente empenhada, entre docentes e discentes, não só vestiu, como se uniformizou com as estampas da ABJ. “Quando fui bolsista do setor, aprendi, de fato, o ofício jornalístico, além de desenvolver um senso crítico”, realça Leonardo Siqueira, jornalista que já escreveu para veículos como o jornal norte-americano USA Today e o para a agência ICIS News (especializada em indústrias química e petroquímica).
A assessora de imprensa da sede da Igreja Adventista para o Distrito Federal e parte de Goiás, Liane Prestes, também faz parte dessa história. Ela concorda com Siqueira ao afirmar que a vivência no laboratório ampliou a sua forma de enxergar o jornalismo. “Com certeza trabalhar como repórter e editora da agência é algo que guardo com muito carinho”, conta. A atuação de estudantes como Siqueira e Liane fez com que o laboratório colecionasse prêmios, reconhecimentos e menções honrosas pelo seu vanguardista trabalho. E as novidades não param.
“Atualmente temos a TV ABJ, o jornal comunitário Jardim Carolina, o Canal de Imprensa (crítica de mídia) e o blog ABJ Notícias, com reportagens da região”, enumera o diretor do veículo, professor Luís Fernando Assunção. Todo esse currículo faz com que a data tão importante para o curso de Jornalismo do Unasp não passe despercebida. Para soprar as catorze velinhas do aniversário, a assessoria de comunicação em conjunto com a ABJ selecionou 14 conquistas da Agência Brasileira de Jornalismo ao longo desses 14 anos.
1) Moção de reconhecimento pela Câmara de Vereadores de Engenheiro Coelho (2000);
2) Melhor Mídia Online no 18º SET Universitário da PUC-RS ao Canal da Imprensa (2005);
3) Melhor Mídia Online no 20º SET Universitário da PUC-RS ao Canal da Imprensa (2007);
4) Melhor Weblog no 20º SET Universitário da PUC-RS (2007);
5) Melhor Vídeo Institucional na Expocom Sudeste, Intercom/UFJF (2007);
6) Segundo lugar em Agência Júnior na Expocom Sudeste J (2007);
7) Terceiro lugar em Newsletter Digital na Expocom Sudeste J (2007);
8) Melhor Vídeo Institucional na Expocom Nacional, Intercom/Universidade Católica de Santos/Universidade Santa Cecília/Unimonte (2007);
9) Melhor Artigo no 21º SET Universitário da PUC-RS a Tales Tomaz – Canal da Imprensa (2008);
10) Melhor Agência Júnior na Expocom Sudeste, Intercom/Ufes (2010);
11) Melhor Agência Júnior na Expocom Nacional, Intercom/Universidade de Caxias do Sul à ABJ (2010);
12) Publicação mensal do jornal comunitário Jardim Carolina (desde 2011);
13) Melhor Agência Júnior na Expocom Sudeste (2011);
14) Reconhecimento pela participação e divulgação do Mutirão de Natal 2013 no Unasp-EC (2013).