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Agência Júnior de jornalismo do Unasp comemora 19 anos

Desde o ano 2000 a ABJ une teoria e prática na educação dos alunos de Jornalismo e comunicação do Unasp A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, completa 19 anos de existência. O laboratório consiste em um espaço de práticas acadêmicas e atividades de estágio, […]

Texto: Raiane Livia

Desde o ano 2000 a ABJ une teoria e prática na educação dos alunos de Jornalismo e comunicação do Unasp

A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, completa 19 anos de existência. O laboratório consiste em um espaço de práticas acadêmicas e atividades de estágio, pertencente a Faculdade de Jornalismo. Entre os prêmios que recebeu, está o destacado título de melhor Agência Júnior de Notícias do Brasil.

O projeto foi idealizado pelo professor e doutor Ruben Dargã Holdorf e contou com a colaboração e pioneirismo de diversos alunos que já passaram pela agência júnior. Ao chegar no Unasp, o doutor Holdorf tinha a missão de desenvolver atividades de prática profissional com os alunos. “Eu já vim pensando na ideia de montar algo para a internet. Quando cheguei aqui, a primeira ideia foi montar uma agência de notícias mesmo. Então estruturamos na primeira semana a ‘Agência IAE de Notícias’”, relata.

Espaço de aprendizagem dos alunos de jornalismo.

As atividades da agência de notícias iniciaram em fevereiro de 2000, mas, a data 7 de maio é lembrada pelo projeto ter sido oficializado institucionalmente nesse dia. Após treinamentos intensivos com os alunos, a “Agência IAE de notícias” foi inaugurada oficialmente em um evento especial comemorando o nascimento de uma nova era para o curso de jornalismo.

No mesmo semestre, o IAE mudou o nome para Unasp, fato que gerou também a mudança do nome da agência júnior. Em agosto, ela passou a ser chamada de Unaspress, permanecendo assim por dois anos.  Depois desse período, ganhou o nome de Agência Brasileira de Notícias, reconhecida pela sigla Abrajor. Foi então em 2005 que mudou sua nomenclatura para ABJ e permanece até hoje.

Ensino na prática

Durante seus 19 anos a ABJ criou produtos de estímulo à prática profissional, tanto para alunos de jornalismo, quanto de Rádio e TVi e Publicidade e Propaganda. Dentre eles, estão o ABJ Notícias (site de notícias com produção diária), Redação ABJ (boletins diários gravados em vídeo com as principais notícias do dia), ALT (site transmídia) e Canal da Imprensa (revista eletrônica de crítica da mídia).

Estagiários da ABJ. Ao centro, a coordenadora da ABJ, Thamires Mattos.

A direção da ABJ teve como coordenador, os professores Ruben Holdorf, Márcio Tonetti, Allan de Macedo Novaes, Tales Tomaz, Luiz Fernando Assunção e Andréia Moura. Figuras conhecidas no mundo da comunicação já participaram ativamente da agência, entre eles estão Fabiana Bertotti, André Leite, Wendel Lima, Lisandro Staut, entre outros que cresceram através da experiência na ABJ.

Atualmente a direção de jornalismo da ABJ está sob o comando de Thamires Mattos. Ela é graduada em jornalismo pelo Unasp e mestranda em Divulgação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O caminho que percorreu na ABJ enquanto estudante teve uma contribuição importante na sua vida profissional. “Foi extremamente marcante, mudou minha vida e melhorou bastante a minha prática profissional. É um privilégio fazer parte desse departamento que tem feito tanto para o crescimento acadêmico dos alunos, e profissional. É uma união bem interessante de prática com teoria, a gente tem uma mini sala de aula aqui sempre. E a integração social também é ótima”, expressa.

Premiações

Na ABJ os alunos de jornalismo realizam práticas profissionais

Ao longo desses anos a ABJ acumulou, além de muitas experiências e histórias para contar, um patrimônio de prêmios e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Em seu primeiro ano ganhou moção de conhecimento pela Câmara Municipal de Engenheiro Coelho como primeiro veículo jornalístico da cidade.

Em 2005 e 2007 o Canal da Imprensa conquistou o prêmio SET Universitário de melhor revista acadêmica online de crítica de mídia do Brasil. Em 2010, ganhou prêmio Expocom sudeste e nacional na categoria de melhor agência júnior de notícias. A ABJ ainda conquistou no ano de 2016 o prêmio de melhor vídeo institucional, produzido pelos alunos do núcleo, no SET Universitário da PUC-RS como “Veículos de Comunicação Institucional e Organizacional”.

Conheça mais sobre a ABJ no site institucional.

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