Impacto Social

Alunos de Arquitetura do UNASP promovem arborização, pintura e reforma em Engenheiro Coelho

Mais de 40 estudantes do curso participaram do projeto de extensão.

Texto: Monise Almeida | Edição: Theillyson Lima

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, Engenheiro Coelho, proporcionou uma atividade social nas praças da cidade durante o mês de maio. O projeto foi nomeado como “Adequação da Paisagem Urbana no Município” e promoveu arborização, pintura e reforma de alguns espaços da cidade de Engenheiro Coelho, sendo realizado em parceria com a Casa de Agricultura da Prefeitura, representada pela doutora Francisca Pinheiro e sua equipe.

Arborização feita por alunos do UNASP em Engenheiro Coelho.
Alunos participaram da atividade de extensão durante o mês de maio.

O projeto surgiu através da necessidade de reestruturação em ambientes da cidade e as atividades de extensão que o curso coloca como condição para os alunos de Arquitetura se formarem. “Esses projetos são essenciais e concedem experiências  reais aos alunos, pois todos colocam a mão na massa”, explica o professor do curso Rolf Maier, responsável pelas atividades de extensão, junto com a professora Bianca Mauri e a equipe de topografia do NUTEA, liderado pela professora Joslaine Dobelin.

As principais ações dos universitários incluíram o plantio e recuperação de árvores, mudas, canteiros, pintura de equipamentos urbanos, topografia de relevos e até desenvolvimento de projetos de paisagismo para algumas áreas do município. A Avenida Luiz Favero, uma das principais da cidade, foi beneficiada com o plantio de novas espécies de árvores. Assim como a rotatória em frente à rodoviária da cidade e a praça de esquina com a Avenida Walter Boger.

Foram quatro dias de trabalho, às quintas-feiras, com a participação de professores do curso e por volta de 30 estudantes por dia. A aluna do primeiro semestre, Méllany de Andrade, gostou muito do projeto e compartilhou sua opinião a respeito.”Ao sair da bolha que vivia, sempre vendo fotos bonitas, projetos renomados, pude encarar a realidade da nossa cidade. Percebi o impacto e a responsabilidade que temos como futuros profissionais diante desses desafios”, comenta ela.

Um projeto como esse, não só acrescenta no portfólio, mas também traz a vivência direta dos processos envolvidos na profissão, sejam eles quais forem. É o que acredita o aluno Kelvin Lira do terceiro semestre de Arquitetura.“Esse trabalho valoriza a natureza e a sustentabilidade. Para um aluno de Arquitetura, uma atividade assim é sinônimo de crescimento e aprendizado”, ressalta Kelvin.

Além de uma graduação, o curso de Arquitetura tem a oportunidade de realizar serviços sociais e condições de ajudar na recuperação do ambiente urbano. Para o professor Rolf, o aluno precisa entender essa possibilidade e ter esse pensamento como uma missão. ”O arquiteto não é apenas uma função profissional para desenvolver projetos particulares e independentes, mas precisa ter um olhar para o bem da sociedade e da comunidade. Esse é o nosso maior intuito através dessas atividades e outras que já estamos planejando para o próximo semestre”, divulga o professor.

Veja mais