Notas Formatura

Alunos de Comunicação Social e Jornalismo celebram conclusão do curso

Cerimônia de formatura serviu para marcar o fim de um ciclo para alunos e professores.

Texto: Helena Cardoso | Edição: Theillyson Lima

O sentimento de celebração tomou conta da igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho neste último sábado (16). Para marcar o fim de um ciclo e o início de uma nova fase, os alunos de Comunicação Social e Jornalismo celebraram sua colação de grau. 

O evento se iniciou com a entrada dos professores e dos formandos, e após a fala do diretor geral do campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, os oradores começaram seus discursos. Neste momento, os alunos relembraram os obstáculos, conquistas e aprendizados da graduação. Além disso, aproveitaram para agradecer aos pais e professores que os apoiaram durante a jornada até a conquista do diploma.

Jenifer Costa, coordenadora adjunta dos cursos, acredita que participar deste momento é muito gratificante: “nós acompanhamos toda a jornada dos alunos, todos os sonhos e todas as dúvidas. Então quando vemos ele pegar o diploma, temos uma sensação incrível de gratidão e dever cumprido”, comemora. 

Jornalismo

Para Mariana Santos, formanda em jornalismo, “esse momento significa a conclusão da fase mais legal da minha vida, é como se fosse a cereja do bolo da melhor experiência que eu já tive”. Ela ainda conta que o curso a permitiu ficar imersa no que pretendia trabalhar e viver o jornalismo enquanto ainda estava na faculdade.

Rádio e TV

O formando de Rádio e TV Matheus Miranda conta que a sensação de chegar até a formatura é de alívio e dever cumprido. “Esse momento significa felicidade e começo da jornada, porque por mais que seja o fim de um ciclo, a gente está começando a vida real”, se emociona.

O – agora – radialista aproveita para relembrar os momentos de pandemia no início de sua graduação: “é meio inacreditável e surreal estar aqui com todo mundo, pois passamos por muita coisa sendo a primeira turma da pandemia e estudando à distância por dois anos”, expressa. 

Publicidade e Propaganda

Fellype Willyan, graduando em Publicidade e Propaganda, compartilha os sentimentos de emoção que viveu durante a formatura: “estar aqui significa gratidão, felicidade, orgulho e começo de uma carreira profissional”, comemora. 

Recordando o passado

Ao relembrar o início da graduação, Mariana Santos afirma que o melhor jeito de aproveitar essa fase é se jogar de cabeça em todas as oportunidades. “Faz tudo o que tiver pela frente, enfrente novos desafios e saia da sua zona de conforto. Capacidade a gente já tem, a habilidade conquistamos no caminho”, aconselha.

Fellype Willyan, por outro lado, conta que, se pudesse dar um conselho para si mesmo no início da faculdade, diria “aguenta o processo. Você vai conseguir, você ainda vai ser muito grande”, expressa. 

Um marco para a vida

A entrega dos diplomas, realizada após o juramento, foi um momento de muita emoção para todos os presentes. Familiares e amigos não esconderam o sorriso ao aplaudir a conquista dos novos profissionais. A formatura dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo não foi apenas um evento. O momento serviu para comemorar, com muitas lágrimas e aplausos, o esforço e dedicação das turmas. Enquanto os formandos se preparam para novos desafios, o UNASP celebra mais um capítulo de suas jornadas.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais