Alunos de Comunicação Social e Jornalismo recebem palestras de profissionais de destaque no mercado
A coordenação de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP organizou a segunda Aula Magna do semestre e trouxe convidados especiais para palestrar nos três respectivos cursos que integram a área de comunicação do campus. Os profissionais de destaque convidados foram os jornalistas Phelipe Siani e Wagner Cantori, os publicitários Marcos Hiller e Leonardo Moraes, o […]
Texto: Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima
A coordenação de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP organizou a segunda Aula Magna do semestre e trouxe convidados especiais para palestrar nos três respectivos cursos que integram a área de comunicação do campus. Os profissionais de destaque convidados foram os jornalistas Phelipe Siani e Wagner Cantori, os publicitários Marcos Hiller e Leonardo Moraes, o pós-doutor em acústica Giuliano Quiqueto e o produtor Gleik Max. O evento on-line reuniu mais de 100 alunos, além dos professores das diferentes disciplinas da área.
Aula Magna para Jornalismo
A palestra para o curso de Jornalismo contou com o apoio do Centro Acadêmico de Jornalismo do UNASP, campus Engenheiro Coelho, e foi proferida pelo jornalista da CNN Brasil, Phelipe Siani. Ele abordou os desafios da profissão na era digital e a importância de priorizar a saúde mental sobre a rotina de trabalho. Além disso, Siani também falou sobre a sua experiência como empreendedor na área e encorajou os alunos a exercerem sua criatividade na profissão.
A aluna do segundo ano do curso, Camilly Inácio, assistiu a palestra e afirmou que além da maneira descontraída e sincera em que o comunicador dirigiu a conversa, “ele abordou assuntos essenciais para o nosso desenvolvimento como jornalistas”. Além do mais, ela também destacou “a identificação que ele criou com a gente como estudantes”.
Aula Magna para Publicidade e Propaganda
Os alunos de Publicidade e Propaganda receberam primeiro o publicitário e expert em branding, Marcos Hiller. Na palestra, o profissional comentou sobre as tendências do mercado, a mudança nos visual de certas marcas e enfatizou a importância da personificação para torná-las mais próximas aos consumidores. Já o segundo palestrante, o publicitário Leonardo Moraes compartilhou com os estudantes suas experiências pessoais como head mídia de campanhas publicitárias.
O aluno de Publicidade e Propaganda, Lucca Campardo, indicou que desfrutou muito da palestra e acredita que os convidados acrescentaram a sua formação acadêmica. “Eles se mostraram preocupados em nos proporcionar conhecimentos atuais e inovadores que nos ajudem a expandir nossas mentes e experiências como proffissionais”, acrescenta.
Aula Magna de Rádio e TV
Já a palestra para os estudantes de Rádio e TV iniciou com o pós-doutor em acústica Giuliano Quiqueto, que falou sobre o papel atual do áudio na comunicação. Logo após, o jornalista Wagner Cantori e o produtor Gleik Max da rede de comunicação Novo Tempo, conversaram com os estudantes sobre a produção para programas de TV, e a importância das produções transmidiáticas, entre outros assuntos. No final da aula, foi disponibilizado um espaço para os alunos sanarem suas dúvidas e questionamentos com os convidados.
Relevância acadêmica e profissional
A coordenadora dos cursos, Sâmela Carvalho, sustenta que o objetivo do evento “é atualizar os alunos sobre a realidade do mercado, da prática profissional e promover o networking”. Além disso, ela também acredita que a Aula Magna é essencial para aproximar o curso de profissionais renomados e de credibilidade, e garantir a conexão entre a prática apresentada aos alunos, com os conteúdos que são discutidos em sala de aula.