Alunos de Direito participam de Júri Simulado
Curso do campus Engenheiro Coelho promoveu a atividade que permitiu desenvolver a argumentação e postura perante um tribunal.
Texto: Julia Viana | Edição: Theillyson Lima
As turmas do quinto semestre do curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho realizaram mais uma edição do Júri Simulado. A programação contou com a participação das turmas do período matutino e noturno e é fundamental para que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma forma prática, visando o desenvolvimento de habilidades importantes para a profissão.
Orientações e direcionamento
Com a orientação dos professores Nathalia Fregonesi e Gustavo Previdi, as tarefas foram divididas, com cada professor cedendo parte de suas aulas para debater com os alunos, tanto dentro quanto fora dos horários de aula. O direcionamento por parte dos professores também foi dividido, com as responsabilidades da defesa e a acusação, mantendo um diálogo contínuo com os alunos ao longo do tempo.
Para a professora de Prática Penal, Nathalia Fregonesi, o maior objetivo do Júri Simulado é mostrar a prática desse ambiente. “Conseguir trazê-los para um ambiente mais prático, mais do que eles vão vivenciar após o término do curso.É entender que vai muito além do que a gente passa em caderno e da própria lei em si”, destaca.
Experiência dos alunos
A aluna Letícia Melo, que participou do júri como juíza, aponta que os aprendizados extraídos dessa atividade prática são o treino intensificado da oratória e a postura, pois estariam à frente de muitas pessoas e seriam observados. Ela ainda complementa que o direito em sala de aula é muito teórico. “Quando a gente faz uma atividade assim, a gente tem um contato prático e isso faz com que nós tenhamos um conhecimento melhor sobre como funciona o processo, sobre como funciona todo o rito do júri, que é uma coisa muito importante no processo penal”, explica.
Seja qual for a área escolhida para atuar no futuro, a atividade contribui no desenvolvimento. “Em qualquer área que a gente vá seguir, seja cível, seja criminal, a gente vai ter esses momentos de fala perante o juiz, de argumentação. Então, esses momentos ajudam muito a gente a treinar a fala e a postura, o que vai ajudar muito na vida profissional”, salienta.
Carla Cecília é aluna do primeiro semestre de Psicologia e soube do evento pelos meios de comunicação da preceptoria. Ela comenta que espera aprender com o Júri Simulado tanto sobre o papel da promotoria quanto da defesa, e até mesmo do juiz e que, embora a imagem de um tribunal muitas vezes seja influenciada pelo que se vê em filmes e séries, o Júri Simulado lhes dará uma base para comparar e avaliar a realidade em relação a essas representações fictícias. “Mesmo não fazendo parte do Direito, eu acho que, como cidadã, é uma parte importante da minha vida”, declara.
O professor e coordenador Igor Marques destacou que a prática do Júri Simulado é uma tradição comum em todas as faculdades de Direito, com a finalidade de engajar os alunos e conscientizá-los sobre a importância da participação da comunidade e da população. “O nosso objetivo é trazer essa sensibilidade uma percepção e isso traz encantamento para os alunos porque direito penal mexe com todo mundo”, finaliza.