Alunos de Engenharia de Produção fazem testagem de carrinhos de rolimã
Estudantes do nono semestre colocaram em prática os aprendizados de Gestão de Projetos.
Texto: Helena Cardoso | Edição: Theillyson Lima
Alunos da matéria Gestão de Projetos, de Engenharia de Produção do UNASP Engenheiro Coelho, testaram os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso no último domingo (6). Após as etapas de planejamento e construção, chegou a hora de descobrir se seus produtos realmente funcionam. Foram cinco equipes, cada uma com a tarefa de montar carrinhos de rolimã que atendesse aos princípios de qualidade, segurança e estabilidade.
O evento começou às 8h30 da manhã, dentro do campus. Os grupos participaram de uma competição amigável para avaliação de seus trabalhos. Primeiro, uma pessoa de cada equipe desceu com o carrinho para avaliação individual. Cones de trânsito marcavam as diferentes pontuações para cada local de frenagem. Depois, os alunos fizeram uma espécie de corrida, na qual desceram todos juntos em seus respectivos carrinhos.
Aprendendo na prática
O professor Aroldo Moraes, responsável pela disciplina, avaliou os estudantes em quesitos como design e acabamento, inovação, desempenho por aceleração e frenagem, custo de materiais, segurança e relatório final. De acordo com Moraes, o propósito da atividade é “mostrar para o engenheiro de produção tudo o que vai encontrar no mercado de trabalho, como trabalho em equipe e condução de projetos”, explica.
Roberto Guzmán é coordenador do curso e concorda com o posicionamento do professor. Para ele, “a prática ajuda porque ao trabalhar em uma empresa, na hora de fazer um produto maior, eles já têm os conhecimentos necessários.” Além disso, Guzmán afirma que, dessa forma, “os alunos aprendem na prática qual o processo de qualquer tipo de projeto”.
Letícia Pahim, aluna que participou da atividade, conta que embora o projeto tenha demandado esforço, auxiliou em várias áreas do gerenciamento. Ela diz ainda que a importância da construção do carrinho de rolimã foi o desenvolvimento e a troca de experiências entre os alunos: “é bom para o crescimento do curso inteiro e de toda a turma”, completa. Atividades lúdicas, além de contribuírem para o progresso dos estudantes, promovem a integração com o conteúdo teórico, facilitando a aprendizagem.