Notas Formatura

Alunos de Fisioterapia celebram a conquista da graduação

Professores garantem que eles já estão prontos para transformar o mundo com as próprias mãos.

Texto: Gabrielle Ramos

O curso de Fisioterapia comemorou, neste domingo (15), o encerramento do ciclo acadêmico dos alunos formandos. A cerimônia, realizada na Igreja do UNASP campus São Paulo, reuniu amigos, familiares, professores e estudantes em um momento marcado por discursos emocionantes.

A programação iniciou com a entrada dos alunos formandos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Gastronomia. Em seguida, o Hino Nacional foi entoado, marcando o início oficial da cerimônia.

Em discurso, Eduarda Villanova, formanda em Fisioterapia e oradora de sua turma, refletiu sobre a trajetória do curso e destacou as renúncias necessárias para alcançar a formação. “Hoje celebramos o encerramento desse ciclo com imensa alegria, emoção e um profundo sentimento de gratidão”, garante.

O professor mestre Alexandre Barbosa, paraninfo do curso, compara a formatura dos alunos ao crescimento de um filho. Segundo ele, é um processo que permite acompanhar de perto o esforço, oferecer suporte nas dificuldades e incentivar a cada etapa, terminando em uma sensação de dever cumprido.

A formanda também menciona a importância da escolha da instituição na sua caminhada, enfatizando que, além do aprendizado técnico, sua turma desenvolveu valores como empatia e cuidado com o próximo. Para encerrar, compartilhou os versículos de Colossenses 3:23-24, que os encoraja a realizar as obras com dedicação e fé, confiando na recompensa divina.

Superação e vitória

Eduarda Villanova conheceu a Fisioterapia após um acidente grave com um familiar. Desde então, não se arrepende da escolha do curso e nem da instituição, que está presente na família dela há gerações.

O mesmo sentimento é compartilhado por Jaqueline Oliveira, que sentiu paz desde a primeira vez que conheceu o UNASP. Ela se sente grata ao olhar para trás e perceber o quanto cresceu, tanto academicamente quanto como pessoa. “Eu consegui! Eu abro o meu coração para minha nova história”, afirma.

Superar os limites emocionais para exercer a profissão e lidar com o impacto da pandemia marcaram essa turma. “Sem dúvidas, esses alunos são vitoriosos por terem superado cada um desses desafios”, garante o professor paraninfo.

Novos desafios

As alunas contam que se sentem imensamente gratas a Deus pela oportunidade da formatura. Mas, nesse dia, também há uma mistura de saudade antecipada e ansiedade, pois encerrar essa etapa significa abrir espaço para um novo ciclo, com novos desafios. 

Jaqueline já é proprietária de um estúdio de pilates e pretende expandir o negócio. Além de realizar uma pós graduação e abrir uma clínica.

Para Eduarda, seguir sempre estudando e inovando também é muito importante. “Tenho planos de emendar na Pós Graduação aqui mesmo, já tenho propostas para entrar no mercado de trabalho”, conta.

Ao final da programação, os alunos receberam o diploma pelas mãos de seus professores. Agora, estão aptos para o exercício profissional. Em suas palavras finais, o paraninfo deixou um conselho: “transmitam o amor através de suas mãos”.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais