Acontece no UNASP

Alunos do curso de Direito realizam júri simulado

Estudantes vivenciam a experiência de um julgamento simulado, aprimorando técnicas de defesa e acusação.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia promoveu um júri simulado, reunindo cerca de 100 estudantes de Direito na última quarta-feira (30). O evento contou com a colaboração de professores do curso e teve a participação de estudantes do oitavo e décimo semestre. Durante a atividade, os alunos foram divididos em quatro núcleos: defesa, acusação, judiciário e equipe de produção.

O júri simulado é uma atividade em que os graduandos em Direito assumem papéis específicos em um julgamento fictício, com o objetivo de praticar e desenvolver suas habilidades jurídicas em um ambiente controlado. O processo é semelhante ao de um julgamento real, com algumas adaptações para o contexto acadêmico.

Edição 2024

Segundo Henrique Tremura, um dos professores do curso, o Tribunal do Júri é competente para julgar crimes dolosos (intencionais) contra a vida, sejam eles consumados –  quando o crime se concretiza – ou tentado. Os crimes relacionados, chamados de conexos, também são julgados pelo Tribunal do Júri. “O caso apresentado neste ano envolveu o chamado dolo eventual, já que o acusado teria dirigido e causado um acidente na direção de um veículo automotor embriagado”, informa.

O preparo dos alunos para o júri simulado envolveu a leitura do processo, pesquisa de jurisprudência e a elaboração de teses de defesa e acusação. Nesta edição, os estudantes produziram todo o evento, desde a organização até as funções de acusação, defesa e de juiz. Os jurados – pessoas que decidem a causa – foram chamados e sorteados dentre os alunos de outros cursos do UNASP campus Hortolândia e membros da comunidade que se inscreveram previamente.

A estudante do oitavo semestre Alanna de Oliveira participou da equipe de apoio do programa, especificamente na parte de divulgação do evento e produção. Para ela, participar do júri simulado contribuiu significativamente para seu aprendizado prático. “É uma experiência prática muito importante, pois permite que os alunos pratiquem e vivenciem a rotina real de uma advogado”, declara.

Participar do júri simulado foi uma oportunidade valiosa para Jéssica Rovaris, estudante do último semestre do curso, que colocou em prática tudo o que aprendeu ao longo da graduação. Segundo ela, o exercício de simular um tribunal real é uma chance de aplicar técnicas de retórica e argumentação de forma concreta, aproximando-se muito da realidade dos tribunais.

Com o objetivo de defesa, Jéssica destacou que o Tribunal do Júri é um palco complexo para quem busca fazer a lei ser cumprida de forma justa e sem julgamentos precipitados. Sua experiência foi enriquecida pelos estágios anteriores, tanto em delegacia quanto em escritórios de advocacia criminal, o que mudou sua visão inicial de atuar exclusivamente na acusação e despertou seu interesse pela defesa. “A atividade permitiu o desenvolvimento de habilidades jurídica, mas também desafiou os alunos a convencerem um júri composto por leigos, simulando um julgamento real e dando ainda mais relevância ao aprendizado”, pontua.

A importância do júri simulado

O júri simulado visa proporcionar uma experiência prática de direito penal e processo penal aos alunos, permitindo que eles apliquem conhecimentos teóricos em um ambiente simulado de tribunal. Além de desenvolver a compreensão dos procedimentos legais e o funcionamento do sistema judiciário, a atividade busca aperfeiçoar habilidades essenciais aos profissionais, como argumentação, oratória, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Tremura ainda diz que, para as próximas edições do júri simulado do UNASP campus Hortolândia, a meta é aumentar a participação dos alunos, incluir casos mais desafiadores e tornar o evento ainda mais enriquecedor. “Nós esperamos que essa atividade ajude a fortalecer o espírito colaborativo entre os alunos e a comunidade acadêmica”, acrescenta.

Além do júri simulado, o curso de Direito conta com outros eventos que envolvem os alunos e a população ao redor do campus, demonstrando, desde o primeiro ano, a importância do curso e as suas reais implicações. Ainda este ano, em 12 de novembro, será realizado o IV Águia de Haia, um torneio de oratória que busca desenvolver a retórica, oratória e argumentação dos alunos.

Veja mais