Impacto Social

Alunos do UNASP atuam como tradutores na Mission Trip Amazônia

Juntos, os voluntários de Loma Linda e os alunos do UNASP serviram a comunidades ribeirinhas do Amazonas.

Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima

Alunos do UNASP campus Engenheiro Coelho, do curso de Tradutor e Intérprete, viajaram como voluntários para a Amazônia entre os dias 18 e 25 de março. Os estudantes foram tradutores da equipe missionária que veio de Loma Linda (EUA) oferecer para quatro comunidades ribeirinhas serviços relacionados à área da saúde. 

Um grupo diverso de profissionais da Universidade de Loma Linda composto por médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos mergulharam no voluntariado e viajaram até o Brasil para servir. Com a barreira do idioma, o Instituto de Missões Noroeste (órgão responsável por promover as ações voluntárias no norte) entrou em contato com a coordenação do curso quanto à possibilidade de enviar tradutores voluntários para essa missão. 

O foco da iniciativa 

Yasmin Ferache é coordenadora geral de missões curtas no Instituto de Missões Noroeste. Ela conta que a iniciativa da Mission Trip surgiu pela necessidade de tradutores nas missões estrangeiras de março deste ano. Segundo ela, a oportunidade serviu para os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, o que proporciona a experiência e contato com estrangeiros, além de juntar duas necessidades e transformar em oportunidade. 

Alunos fizeram a tradução simultânea dos voluntários na Mission Trip.
Alunos fizeram a tradução simultânea dos voluntários. Arquivo pessoal/ Lucas Santos

De acordo com a coordenadora Creriane Lima o desejo de envolver os alunos na missão faz parte da essência e da razão de ser do curso. “No ano de 2019, eu e meu esposo fomos como intérpretes nessa missão da Amazônia e desde então eu tive o desejo de criar esse Projeto Tradutores em Missão. Como tivemos o período de pandemia, só agora foi possível amadurecer a oferta e abrir a possibilidade para nossos alunos”, relata.

O diretor do Instituto de Missões Noroeste da UNOB, Victor Braga, afirma que para ele é sempre incrível receber pessoas de outros povos. Para ele, existe um idioma universal: preencher lacunas com atos de amor,  serviço, carinho e sorrisos. “Os benefícios de receber os alunos do UNASP aqui foram imensuráveis. Nós precisávamos dessa ponte, precisávamos de pessoas que se parecem com Cristo para traduzir o que Deus quer para nós da liderança e para aqueles que estão sendo assistidos”, declara. 

Impacto na vida dos missionários

Além da tradução, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em atividades sociais, doar roupas e materiais de higiene. O voluntário Lucas Santos afirma que foi uma experiência desafiadora, mas ao mesmo tempo enriquecedora e marcante. “Como intérprete, aquelas pessoas dependem de você, pra tudo. Desde comprar um sorvete até passar um laudo médico, elas dependem de você”, conta.

Para Lucas, ter uma Mission Trip como essa é necessário tanto para os beneficiados quanto para os voluntários que são transformados pela ação. “Você acha que vai abençoar outros com seus dons e talentos, mas no final do dia você é o abençoado por receber amor e carinho, por desacelerar e colocar o devido valor das coisas que realmente importam – pessoas”, aponta. 

A coordenadora Creriane acrescenta que a tradução é o coração da missão. Para ela, sem tradução não existe ponte de contato. “Não existe acesso à Água da Vida, não existe possibilidade de levar o evangelho a toda tribo, língua e povo,” afirma. Creriane ainda diz que essa parceria agrega ao estudante dando a oportunidade real e prática de contato com sua área de trabalho, além de agregar à sua vida espiritual por poder compartilhar o Pão da vida através da interpretação.

Mission Trip aconteceu em comunidade ribeirinhas
Mission Trip aconteceu em comunidade ribeirinhas. Arquivo pessoal/ Lucas Santos

Veja mais