Cultura e Ciência

Alunos do UNASP participam de encontro internacional de arquitetura

Alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo participam de encontro mundial de arquitetura nos Estados Unidos.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

Saindo da sala de aula para o mundo, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, campus Engenheiro Coelho, viajaram aos Estados Unidos para participar do International Biennial of Adventist Academic Architecture (BIAAA). Neste congresso, representantes da Rede Adventista de Educação de todo o mundo se reúnem para a apresentação de projetos e a troca de experiências na área de arquitetura. 

Alunos de arquitetura na Andrews.
Estudantes e professores foram aos EUA para apresentar trabalhos. Foto: Arquivo pessoal

Neste ano, o encontro aconteceu na Andrews University, nos EUA, em um modelo híbrido. O evento contou com a presença física e virtual de representantes estadunidenses, brasileiros, peruanos, mexicanos e sul-coreanos.

Didática nos projetos

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, doutora Jussara Bauermann, também apresentou um trabalho no encontro. O título do trabalho é ” ‘Missão Amazonas’ – A extensão aliada ao engajamento social como estruturante na formação do arquiteto e urbanista”. 

Ela explica a importância da produção para o próprio ensino da Arquitetura. “Tal projeto se torna profícuo para preparar os futuros profissionais a atuarem na resolução de problemas sociais típicos da vida contemporânea, relacionando de forma satisfatória os conhecimentos teóricos e práticos”, comenta. Trocar experiências com professores e estudantes de vários países contribui para o crescimento da educação do Brasil.

Além de conteúdos voltados diretamente à produção arquitetônica, o encontro também teve o objetivo de promover a troca de ideias a respeito da didática do curso de Arquitetura. Neste sentido, professores e alunos trocaram impressões a respeito de possíveis melhorias e apresentaram trabalhos que podem contribuir para o crescimento didático.

Prática estudantil de Arquitetura

O aluno Rian Lima apresentou sua proposta de TCC intitulada “Rehabilitation Center – for people with Internet addiction” ( Centro de Reabilitação para pessoas com dependência de Internet, em tradução livre). Ele foi orientado pela professora mestra Cibele Eller. Ele comemora a oportunidade de compartilhar sua pesquisa com colegas de outras instituições.

Trocar experiências e comparar como os cursos funcionam ao redor do mundo contribuiu para que os participantes passassem a conhecer a sua formação mais completamente. “Foi bem legal essa oportunidade de conhecer uma outra instituição, outros alunos e poder fazer esse networking”, compartilha.

Além de ter a chance de trocar ideias com outros profissionais, apresentar um trabalho totalmente em inglês e traduzir os trabalhos de outras pessoas o ajudou a desenvolver a língua. “A decisão de apresentar minha pesquisa inteiramente em inglês foi um desafio que eu propus para mim mesmo, para testar meus próprios limites”, explica.

Inserção na cultura local

Na Andrews, os alunos formandos de Arquitetura se inserem em outra cultura por um mês para planejarem um projeto aplicado àquela realidade. Os alunos no Brasil tiveram uma oportunidade parecida. Ao vivenciarem por alguns dias a cultura nas cidades próximas à instituição americana, puderam expandir os horizontes em relação à visão arquitetônica.

Rian comenta o crescimento profissional que adquiriu na imersão. “Foi realmente muito proveitoso se inserir em uma cultura diferente e viver o que eles vivem. Conversas que poderiam ser feitas pelo Zoom não teriam tanto proveito quanto estar imerso na cultura deles. Isso, na arquitetura, é muito proveitoso”, descreve.

Alunos de arquitetura apresentaram trabalhos.
Estudantes e professores foram aos EUA para apresentar trabalhos. Foto: Arquivo pessoal

Veja mais