Alunos do UNASP visitam três museus em São Paulo
92 alunos de diversos cursos participaram do passeio.
Texto: Adalie Pritchard | Edição: Theillyson Lima
O UNASP organizou uma excursão a três museus em São Paulo para os alunos de Arquitetura, Música, Comunicação Social, Pedagogia, Jornalismo e Letras. 92 alunos tiveram a oportunidade de visitar o MASP, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo, na viagem que foi organizada pelos professores Renato G. Mauri e Bianca Mauri.
No Masp, os alunos conseguiram presenciar uma exposição do artista itaiano-brasileiro Alfredo Volpi, com 96 pinturas à mostra. No Museu da Língua Portuguesa, conseguiram apreciar uma mostra temporária intitulada “Sonhei em Portugués”, revelando como o deslocamento humano contemporâneo é atravessado pela questão da língua. Na Pinacoteca estava em exposição as obras de artistas como Adriana Varejão e Ayrson Heráclito.
A excursão complementa disciplinas que abordam conteúdos voltados para a história, arte, intervenções patrimoniais e até estruturais, já que o MASP foi um grande avanço para a engenharia de sua época. “Os três museus visitados têm sua grande relevância pelo acervo que fornece uma bagagem cultural e repertório visual para os alunos, como também por serem edifícios históricos importantes para nossa identidade local e nacional”, explicou a professora Bianca.
O retorno dos alunos sobre a viagem foi positivo. A aluna de Música Nahila Sarhan de Lima participa do grupo de pesquisa, organizado pelo professor Renato G. Mauri, que estuda fenomenologia. Ela considera que fazer parte do grupo de pesquisa a ajudou a aproveitar mais a viagem porque tinham estudado sobre os museus. “Visitar o museu de língua portuguesa foi essencial para eu entender mais profundamente a importância da linguagem, assunto que sempre discutimos no grupo de pesquisa”, explica Nahila.
O aluno de Arquitetura Joel Lima curtiu visitar espaços diferentes da normalidade e absorver conhecimentos valiosos de forma prática e dinâmica. “Fortalece o conhecimento que nos foi concedido na sala de aula. Além disso, estar diante da trajetória do desenvolvimento do pensamento e da criatividade humana, nos fez indagar sobre o que realmente importa, ampliando e modificando a visão de mundo que temos”, relata.