Acontece no UNASP

Aula inaugural marca a volta às aulas para a graduação do UNASP

O evento destaca oportunidades acadêmicas, experiências estudantis e reflexões sobre o futuro profissional.

Texto: Ana Júlia Alem, Isabella Maciel | Edição: Theillyson Lima

O UNASP deu boas-vindas aos alunos do Ensino Superior com a tradicional aula inaugural nesta segunda-feira (3), em Engenheiro Coelho, São Paulo e Hortolândia. O evento ocorreu nos dois turnos, pela manhã às 7h30 e à noite às 19h, reunindo veteranos e ingressantes em um momento de acolhimento e início de uma nova etapa.

A programação contou com apresentações musicais, mensagens institucionais e palestras voltadas à formação acadêmica e humana. O reitor Martin Kuhn destacou a missão do UNASP em proporcionar uma experiência enriquecedora para os estudantes. “Nosso propósito como instituição é promover a melhor experiência para a vida. Desejamos não só experiência dentro da sala de aula, mas também culturalmente, musicalmente, artisticamente. É o nosso desejo que vivam essas experiências, inclusive a experiência espiritual que vai além dessa vida”, enfatiza.

Doutor Martin Kuhn, reitor do UNASP, deixou uma mensagem aos alunos. Foto: AICOM

Reflexão e desafios das redes sociais

Em Engenheiro Coelho, o convidado especial da noite foi o professor Moisés Sanches, graduado em Pedagogia e Teologia, mestre e doutor em Educação Física, com pesquisas na área da tecnologia. Ele abordou o impacto das redes sociais na nova geração e compartilhou conselhos sobre como aproveitar melhor a fase universitária. “Sejam os melhores que esse mundo vai encontrar de profissionais e, em segundo lugar, sejam os melhores que esse mundo vai encontrar de seres humanos”, aconselha aos estudantes.

A programação contou com a participação musical do grupo Novo Tom e com a apresentação do Centro de Experiências Profissionais (CEPRO), que auxilia os estudantes no desenvolvimento de suas carreiras. Além disso, os alunos foram presenteados na chegada e participaram de sorteios.

No campus São Paulo, a aula inaugural da graduação trouxe uma reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. O tema foi apresentado pelo professor Laercio Carpes, coordenador dos cursos de tecnologia do UNASP.

Ao final, o diretor-geral, doutor Afonso Ligório, destacou que, em um cenário onde a IA pode substituir diversas funções humanas, o diferencial dos profissionais será justamente sua humanidade. Segundo ele, atributos como amor, empatia e espiritualidade, quando cultivados, serão essenciais para se manter relevante no futuro.

Expectativas para o semestre

Para os ingressantes, o momento foi de entusiasmo e grandes expectativas. João Ricardo, calouro no curso de Engenharia da Computação, conta que é apaixonado por música e pretende fazer parte de grupos e corais que o campus oferece. “ Eu espero conseguir me adaptar no campus, entrar no coral, aprender mais sobre a minha área, e com certeza fazer a vontade de Deus”, revela o aluno.

João Crepaldi, ingressante do curso de Rádio e TV, revelou que estudar no UNASP era um sonho antigo. “Sempre foi um lugar que eu via muita gente falando bem. Eu sempre quis estar participando dessa festa, desse evento, e agora finalmente consegui realizar esse sonho”, conta emocionado.

Público esteve presente na aula inaugural.
Aula inaugural do período matutino, em Engenheiro Coelho. Foto: AICOM

Uma nova fase

No campus Hortolândia o evento contou com momentos de acolhimento, espiritualidade e integração entre calouros e veteranos. Uma carta foi entregue aos estudantes presentes, trazendo mensagens de incentivo e votos de sucesso nesta nova etapa acadêmica.

Além disso, a programação teve música e reflexões. O grupo Tom de Vida, liderado por Felipe Arco, apresentou a música “O que me espera”, emocionando o público. O pastor e professor Henrique Zanin conduziu uma reflexão espiritual que reforçou a importância de se dedicar ao que é fundamental. “Lembrar do Criador, significa que você é um ser espiritual que o adora. Ele nunca esquece de você”, relembra.

O ponto alto da aula inaugural foi a palestra ministrada pelo pró-reitor de Graduação, Edilei Lames, que abordou o tema “Desafios financeiros da vida universitária: como equilibrar contas e sonhos”. Ele destacou a importância de sonhar alto, mas com planejamento, apresentando estratégias práticas para administrar recursos e evitar dificuldades financeiras ao longo da trajetória acadêmica. Além disso, os coordenadores dos cursos foram apresentados, destacando a importância da competência acadêmica e profissional.

Para finalizar a noite, foi promovida uma interação entre novatos e veteranos, incentivando a construção de laços dentro da instituição. O evento reforçou o compromisso do UNASP em proporcionar um ambiente acolhedor e de excelência para seus estudantes.

A caloura de Enfermagem, Ana Beatriz Teixeira, destacou a importância da aula inaugural para compreender o funcionamento da faculdade e, com base na palestra ministrada, como se preparar financeiramente para a vida universitária. Após a programação, ela visitou os espaços do curso e elogiou a estrutura do campus, especialmente os laboratórios. Ex-aluna da instituição, Ana escolheu continuar no UNASP campus Hortolândia pelas experiências e oportunidades que viveu na instituição . “Estudei aqui durante a vida inteira e sei que aqui é meu lugar”, relembra.

Alunos de Hortolândia participaram da aula inaugural. Foto: AICOM

Veja mais