Acontece no UNASP

Aula Magna em forma de talk show surpreende alunos dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo

Assuntos pessoais e profissionais foram abordados no primeiro TalkCom de forma dinâmica através das entrevistas com os convidados especiais.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima

A Aula Magna para os cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Jornalismo do campus Engenheiro Coelho, aconteceu na última quinta-feira (25). O TalkCom, foi um programa em formato de entrevistas que teve como objetivo reunir os alunos para trazer assuntos importantes de forma inovadora, além de lançar novos projetos e passar informações relevantes para o semestre.

Talk Show de comunicação.
Programa contou com entrevistas conduzidas pelos alunos de Comunicação e Jornalismo.

Programação contou com convidados especiais

O talk show começou com uma oração do aluno Luis Vinicius, um dos apresentadores. Em seguida, começaram as entrevistas, que foram guiadas pela aluna Hellen Piris. O primeiro entrevistado foi o doutor Afonso Cardoso, atual vice-reitor para Educação Superior do UNASP e Diretor Geral do campus São Paulo, que falou sobre a vida acadêmica e participou de uma dinâmica sobre a história da instituição.

O professor Afonso confessou que ama estar entre os alunos e ao ser questionado sobre a importância desse encontro afirmou que, “a Aula Magna é pra dar as boas vindas aos alunos, dizer o que é o curso, motivar os veteranos a continuarem na jornada que escolheram e os novatos nessa escolha que fizeram, por isso, esse momento é tão importante”, expressou.

Em seguida, aconteceram as entrevistas com os doutores Tarcísio Silva e Lizbeth Kanyat, respectivamente. Enquanto Tarcísio falou sobre assuntos relacionados a pesquisas científicas e sociais, a professora Lizbeth abordou a parte audiovisual, comentando sobre seu doutorado baseado em uma série de televisão. 

Os três convidados possuem áreas de estudo e atuação diferentes, assim abordaram assuntos distintos, mas relevantes para os alunos. Entre assuntos pessoais e profissionais eles puderam expor conhecimentos e curiosidades sobre oportunidades de trabalho e estudo de forma dinâmica ao longo da entrevista. 

Objetivo da Aula Magna

De acordo com a professora Sâmela Lima, coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, o objetivo desse evento é reunir os alunos para abordar conteúdos interessantes e passar informações relevantes para o semestre. Ela ainda ressalta que esse encontro entre os alunos depois da pandemia tem uma importância muito grande.

A coordenadora explicou que “a Aula Magna tem o objetivo de abrir o semestre e dar aquele pontapé inicial, apesar das aulas já terem começado. A ideia agora é dar um encorajamento, mostrando as oportunidades tanto nas áreas práticas quanto nas áreas de pesquisa”, declara.

Os alunos não sabiam muito sobre como seria esse novo formato, o que os deixou curiosos e interessados. Para a aluna Lauren Kabansan, que está no 8° semestre de Rádio e TV, a aula foi bem diferente. “Estava bem animada, não sabia como ia ser, mas é assim que eu gosto. Disseram apenas que era um talk show, um tipo diferente de Aula Magna, e foi muito bom”, afirma. 

Jornada

No evento também foi lançada a Jornada de Comunicação 2022, que será realizada dos dias 15 a 22 de setembro. O tema do projeto será “Sustentabilidade”, gerando trabalhos em modalidades interdisciplinares, além de modalidades específicas. Os produtos do evento serão produção em jornalismo digital, campanha publicitária, documentário e produção multimídia.  

Cenário do Talk Show de comunicação.
Cenário especial foi preparado para receber os alunos do curso.

Veja mais