Acontece no UNASP

Camerata UNASP promove Concerto Barroco

Professores e alunos da Escola  de Artes UNASP e dos cursos de graduação interpretaram canções de Vivaldi, Bach e Handel.

Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima

A Camerata UNASP do campus de Engenheiro Coelho realizou o Concerto Barroco, na noite da última segunda-feira(06), no hall da igreja do campus. A camerata é semelhante a uma orquestra, mas é menor e possui apenas instrumentos de cordas. Este foi o primeiro evento exclusivo pós-pandemia. 

Concerto Barroco reuniu a Camerata UNASP.
Concerto da Camerata foi o primeiro pós-pandemia. Foto: Giovanni Manzolli

Professores e alunos da Escola  de Artes UNASP e dos cursos de graduação interpretaram canções de Vivaldi, Bach e Handel. Além dos violinos, cellos e violas, um cravo recém-adquirido pela instituição transportava o público direto para o século XVI, com as melodias barrocas. 

Moradores da comunidade, estudantes e servidores assistiram ao concerto que apresentou 15 peças. “Eu acho que o concerto foi muito importante para trazer o conhecimento e fazer as pessoas reviverem um pouco da época. Afinal de contas, todo mundo estuda o período barroco e é legal trazer esse período barroco na música, também. E hoje a gente trouxe o cravo, que é um instrumento muito antigo e muito conhecido. Então, foi legal as pessoas conhecerem e sentirem essa atmosfera barroca”, comenta Stephanny Mainart, formanda do curso de Licenciatura em Música do UNASP de Engenheiro Coelho. 

Cravo fez parte do Concerto Barroco. Foto: Giovanni Manzolli

Quem definiu o repertório tocado no evento foi o maestro Samuel Krähenbühl, regente da Camerata UNASP, professor da Escola de Artes e do curso de Licenciatura em Música. “Todo repertório de música clássica é muito usado em estudos de análise de músicas e não só da parte teórica, mas, também, da parte auditiva. Para um ambiente universitário como este, nada melhor do que uma peça erudita como essa para que os músicos possam analisar teoricamente e auditivamente”, explica o docente. 

“Fazer um concerto só da camerata é especial porque esse é o trabalho que eles vêm realizando durante todo o semestre. Todo o esforço, todo estudo, todo tempo dedicado nos ensaios resulta na apresentação que eles trazem aqui para a gente”, diz Douglas Carvalho, diretor da Escola de Artes UNASP. 

Com o intuito de promover a cultura de se consumir mais música instrumental, algo não muito convencional no Brasil, o UNASP possui bandas orquestras e a própria Camerata que estão em constante atuação, sempre agregando conhecimento técnico e teórico aos alunos e ao público.

Músicas clássicas são importantes para o desenvolvimento dos instrumentistas. Foto: Giovanni Manzolli

Veja mais