Acontece no UNASP

Canal da Imprensa completa 20 anos com mais de 200 edições publicadas

A revista eletrônica de análise midiática é mantida por alunos de Jornalismo e coleciona prêmios ao longo dos anos de existência.

Texto: Adalie Pritchard e Mariana Santos

A revista eletrônica de crítica de mídia, Canal da Imprensa, desenvolvida por alunos do curso de Jornalismo, completou 20 anos de existência desde sua primeira publicação, neste domingo. Atualmente, uma edição é publicada a cada 15 dias pela Agência Júnior de Jornalismo do UNASP e a revista já ultrapassou a marca de 200 edições publicadas.

Equipe atual do Canal da Imprensa conta com alunos do 3º e o 8º semestre do curso de Jornalismo.
Equipe atual do Canal da Imprensa conta com alunos do terceiro ao oitavo semestre do curso de Jornalismo. Foto: Vinicius Santos

 Desde suas origens, a linha editorial orienta os alunos a analisarem e criticarem o papel tanto da mídia brasileira quanto internacional. A primeira edição foi publicada com o título “500 anos de censura” em 21 de agosto de 2002, desde então, o Canal da Imprensa se transformou em um espaço pedagógico reservado aos alunos a partir do segundo ano do curso, sob a orientação de professores e profissionais da imprensa. 

O primeiro editor e criador da revista, o professor Ruben Holdorf Dargan, relata que a revista foi idealizada sob uma linha editorial rígida. “As abordagens não permitiam qualquer forma de proselitismo religioso, tampouco de propaganda política ou conexões ideológicas. O Canal da Imprensa assumiu, então, o compromisso de lutar pelos direitos de expressão e consciência,” explica o professor. 

Um legado marcado pela qualidade

Leonardo Siqueira, especialista em Jornalismo Científico e editor da Argus Media, escreveu para o Canal da Imprensa durante seus anos como aluno de Jornalismo e concorda com o professor Holdorf. Quando questionado a respeito de características marcantes da revista, ele citou “o companheirismo entre os colegas editores e demais alunos e o senso de responsabilidade de manter a qualidade que marcou a cobertura e as análises do CI por muitos anos”.

Além da alta qualidade do material produzido, Leonardo se lembra com orgulho dos prêmios conquistados pelo Canal da Imprensa ao longo dos anos. Entre as diversas premiações estão duas premiações de Melhor Mídia Online, o 18.° SET Universitário, em 2005 e o 20.° SET Universitário, em 2007. Também ganhou o Melhor Artigo do 21.° SET Universitário, em 2008.

De forma semelhante aos professores e alunos que passaram pelo Canal da Imprensa, a atual equipe têm empregado grande esforço em manter a qualidade dos textos publicados. É graças a essa dedicação que este ano a Agência Júnior de Jornalismo do UNASP ganhou o Prêmio Expocom Sudeste e está concorrendo ao prêmio de melhor agência júnior do Brasil tendo como produto a edição Mortes e Coberturas Midiáticas do Canal da Imprensa. 

Novos alunos, mesma dedicação

O atual editor da revista, Theillyson Lima, explica que, no momento, a equipe conta com 12 estudantes entre o terceiro ao oitavo semestre do curso de Jornalismo, mas que existe um fluxo de alunos na redação. “A equipe do Canal da Imprensa é bastante cíclica, porque a cada turma que se forma, novas vagas surgem. Desse modo, todo ano trocamos em torno de quatro a cinco estudantes. Isso é interessante para que novas ideias apareçam, assim como novos estilos de texto”, explica.

Para Theillyson, o Canal da Imprensa é uma importante ferramenta na formação dos estudantes. “Ao analisar o trabalho realizado por jornais, emissoras de televisão, portais, entre outros, é possível entender acertos e erros cometidos no exercício da profissão. Esse aprendizado ajuda a formar profissionais mais éticos, conscientes e preparados para o mercado de trabalho”, afirma o professor.

A aluna de Jornalismo, Helena Cardoso, faz parte da atual equipe que escreve para o Canal da Imprensa. Ela conta que a experiência de escrever para a revista a permite enxergar um assunto de todos os ângulos. “A faculdade ensina como nós devemos produzir, e a agência é uma extensão do aprendizado. Lá, nós colocamos em prática tudo o que aprendemos durante o curso”, afirma.

Última edição da revista falou sobre o crescimento das newsletter no Jornalismo.

Veja mais