Acontece no UNASP

Cerimônia do Jaleco comemora a jornada dos alunos de Farmácia

Familiares, amigos e o diretor-geral do campus acompanharam de perto a celebração.

Texto: Príscilla Melo | Edição: Gabrielle Ramos

O curso de Farmácia do UNASP campus Engenheiro Coelho realizou a Cerimônia do Jaleco na noite de sábado (08). Esta é uma tradição do curso, mantida desde a primeira turma, que celebra o crescimento dos alunos que agora seguem rumo à formatura. Realizada no Auditório da Reitoria, contou com a presença de professores, pais e amigos.

Alunos se emocionam com homenagens durante a Cerimônia do Jaleco. Foto: AICOM

A programação contou com momentos musicais, mensagens e a aguardada entrega dos jalecos. Além disso, a professora Jéssica Frade, homenageou os alunos com um discurso especial. ‘‘Não sejam farmacêuticos por amor se vocês não souberem amar, principalmente quando a gente fala de amar o nosso próximo. E lembrem-se, os propósitos que Deus tem para nossa vida é que possamos refletir a luz dele para o próximo’’, disse.

O coordenador do curso de Farmácia, Eduardo Cavalcante, destaca que a cerimônia marca mais uma etapa importante na carreira acadêmica dos alunos. ‘‘Ver que eles estão felizes por estarem aqui no UNASP, pelo curso que escolheram e por saberem que esse jaleco representa a futura profissão deles me deixa muito feliz. Ver a alegria nos olhos deles e nos olhos dos pais que estão apoiando é maravilhoso’’, ressalta.

Celebração coletiva dos alunos de Farmácia

Nesse dia tão especial para os alunos de Farmácia, familiares se deslocaram de diversos estados para prestigiar os filhos. Este foi o caso da família do estudante Gabriel Tadashi, que viajou de Blumenau, Santa Catarina, até o UNASP para participar da cerimônia. Ernildo Muraoka, pai do estudante, expressou sua alegria e orgulho pela trajetória do filho.

Assim como os pais, os sogros de Gabriel também estiveram presentes na cerimônia. Francisco Alves, que viajou de Brasília para o evento, destacou que, em toda turma, independentemente do curso, muitos acabam mudando de rota ao longo do caminho, mas que Gabriel se manteve perseverante.

O quase farmacêutico conta que viver esse momento junto com a família é indescritível. ‘‘Não tem palavras para descrever esse momento. É só alegria mesmo e emoção. É um momento não só meu, mas dos meus pais também, é um sonho em conjunto’’, garante.

Apoio incondicional

O Diretor Geral do UNASP campus Engenheiro Coelho, doutor Carlos Ferri, aponta que essa cerimônia marca não apenas um momento importante no curso, mas também a relevância do trabalho que cada aluno desempenha deste momento em diante. ‘‘O texto de Jeremias 33:6 diz que Deus trabalha com cura e saúde, e esses alunos manipularão medicamentos, a partir daquilo que a natureza tem como base para curar e salvar as pessoas’’, ressalta.

Ferri foi convidado pelo estudante Ricardo Pataquine para acompanhá-lo na entrada da cerimônia. Ricardo explica que tem grande admiração por ele e fez o convite não apenas pela ausência dos pais, mas por considerá-lo como uma figura paterna.

O doutor relata que a emoção toma conta ao ter privilégios como esse e garante que ninguém está sozinho, pois o UNASP é casa e é família. Em seu discurso de encerramento, encorajou os alunos a seguirem em frente. ‘‘Sonhem alto. Não sonhem baixo. Tenham propósitos e sejam felizes’’, enfatiza.

Veja mais