Dia da Enfermagem é comemorado com Cerimônia de investidura do Jaleco
Estudantes do curso técnico em enfermagem do Colégio UNASP campus Hortolândia participam de cerimônia de investidura de jaleco.
Texto: Glória Barreto
Em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem o Colégio UNASP campus Hortolândia realizou uma Cerimônia de Investidura do Jaleco, homenageando estudantes do curso técnico em enfermagem na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, no templo do campus.
Para a coordenadora do curso técnico em enfermagem, Werena de Oliveira, a investidura do jaleco não serve apenas para comemorar o dia da enfermagem, mas é um marco para os estudantes do curso. “Este é o início da jornada dos futuros profissionais. Simboliza um compromisso com a escolha feita pela profissão”, comentou Werena.
Cerimônia do Jaleco
O jaleco branco é mundialmente reconhecido como uniforme oficial dos profissionais de saúde. Essa tradição do branco começou no final do século XIX, quando algumas doenças foram associadas a falta de higiene. Por isso, os tratamentos de saúde aderiram à diversas práticas a fim de assegurar uma assepsia eficiente. Desde então, o uso de roupas brancas e limpas se tronou uma norma entre os profissionais de saúde em hospitais e ambientes de atendimentos clínicos e laboratoriais.
Durante a programação que destacou o Dia internacional da Enfermagem e a importância do enfermeiro para a sociedade, os alunos do curso técnico em enfermagem foram chamados individualmente e na sequência eram investidos com os jalecos brancos, pelos professores do curso técnico em enfermagem.
“Essa cerimônia de receber o jaleco traz um simbolismo muito importante para estes alunos. A partir de agora eles passam a usar o jaleco em suas aulas práticas e sentem-se parte de algo maior, afinal, estão estudando para tornarem-se profissionais da área de saúde”, explicou o diretor do Colégio UNASP campus Hortolândia, Marcel Barreto.
Momento histórico
O evento de investidura também registrou uma foto com os 48 alunos que estão cursando o técnico em enfermagem no campus e a equipe administrativa. Como o curso começou em janeiro de 2022, essa é a primeira turma e os estudantes comemoraram o momento histórico.
“Eu estou feliz por fazer parte da primeira turma do curso técnico em enfermagem”, comentou a estudante, Bruna Lopes Oliveira. Para ela o curso vai ser uma porta de entrada para realizar missões em outros países. “Um dia quero fazer missão para ajudar as pessoas ao redor do mundo e a área de saúde abre as portas para esse meu sonho. Um dia quero fazer medicina, na verdade eu quero fazer isso pro resto da minha vida”, acrescentou a estudante.