Acontece no UNASP

Dia da Enfermagem é comemorado com Cerimônia de investidura do Jaleco 

Estudantes do curso técnico em enfermagem do Colégio UNASP campus Hortolândia participam de cerimônia de investidura de jaleco.

Texto: Glória Barreto

Alunas do curso técnico posam abraçadas usando seus jalecos
Estudantes participam de evento em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem no UNASP campus Hortolândia

Em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem o Colégio UNASP campus Hortolândia realizou uma Cerimônia de Investidura do Jaleco, homenageando estudantes do curso técnico em enfermagem na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, no templo do campus.

Para a coordenadora do curso técnico em enfermagem, Werena de Oliveira, a investidura do jaleco não serve apenas para comemorar o dia da enfermagem, mas é um marco para os estudantes do curso. “Este é o início da jornada dos futuros profissionais. Simboliza um compromisso com a escolha feita pela profissão”, comentou Werena.

Cerimônia do Jaleco

O jaleco branco é mundialmente reconhecido como uniforme oficial dos profissionais de saúde. Essa tradição do branco começou no final do século XIX, quando algumas doenças foram associadas a falta de higiene. Por isso, os tratamentos de saúde aderiram à diversas práticas a fim de assegurar uma assepsia eficiente. Desde então, o uso de roupas brancas e limpas se tronou uma norma entre os profissionais de saúde em hospitais e ambientes de atendimentos clínicos e laboratoriais.

Durante a programação que destacou o Dia internacional da Enfermagem e a importância do enfermeiro para a sociedade, os alunos do curso técnico em enfermagem foram chamados individualmente e na sequência eram investidos com os jalecos brancos, pelos professores do curso técnico em enfermagem.

“Essa cerimônia de receber o jaleco traz um simbolismo muito importante para estes alunos.  A partir de agora eles passam a usar o jaleco em suas aulas práticas e sentem-se parte de algo maior, afinal, estão estudando para tornarem-se profissionais da área de saúde”, explicou o diretor do Colégio UNASP campus Hortolândia, Marcel Barreto.

Momento histórico

O evento de investidura também registrou uma foto com os 48 alunos que estão cursando o técnico em enfermagem no campus e a equipe administrativa. Como o curso começou em janeiro de 2022, essa é a primeira turma e os estudantes comemoraram o momento histórico.

Estudantes da primeira turma do curso técnico em enfermagem no Colégio UNASP campus Hortolândia  e a equipe administrativa
Foto para entrar para a história, registrando a primeira turma do curso técnico em enfermagem e a equipe administrativa do campus

“Eu estou feliz por fazer parte da primeira turma do curso técnico em enfermagem”, comentou a estudante, Bruna Lopes Oliveira. Para ela o curso vai ser uma porta de entrada para realizar missões em outros países. “Um dia quero fazer missão para ajudar as pessoas ao redor do mundo e a área de saúde abre as portas para esse meu sonho. Um dia quero fazer medicina, na verdade eu quero fazer isso pro resto da minha vida”, acrescentou a estudante.

Veja mais